segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sergio Bonelli Falece Hoje

O roteirista de histórias em quadrinhos Sergio Bonelli, criador dos personagens "Zagor" e "Mister No", morreu hoje em Monza.
Aos 79 anos, Bonelli era considerado um dos maiores autores do fumetti (estilo de quadrinho italiano). Nascido em Milão, em 1932, começou a apresentar problemas de saúde em agosto, durante suas férias no sul da França, e estava internado. Bonelli foi responsável por continuar as histórias de "Tex", criado em 1948 por seu pai, Gian Luigi Bonelli (falecido em 2001), com o ilustrador Aurelio Galleppini (Galep), que conta as aventuras do vaqueiro Tex Willer no Texas na segunda metade do século XIX. 
O roteirista fundou a Sergio Bonelli Editore, a maior editora do gênero no país, que em 1986 começou a publicar as HQ's de "Dylan Dogg", um detetive paranormal, criado por Tiziano Sclavi, cujas vendas chegaram a superar as do próprio "Tex". 

Em 1958 Sergio criou Un Ragazzo nel Far West (desenhada por Franco Bignotti) e em 1959 escreve Il giudice Bean (desenhos de Sergio Tarquinio), sempre sob o pseudônimo de Guido Nolitta. Escreveu também alguns episódios para a revista Piccolo Ranger. Em 1960 deu o pontapé inicial a Zagor, com desenhos de Gallieno Ferri, cuja primeira história saiu em 15 de junho de 1961, publicação que logo grangeou um grande sucesso junto ao público italiano. Foi autor das histórias de Zagor até 1980. Em 1975 cria Mister No, personagem cujas estórias se passam em Manaus, com caracterização diferente do que havia na época e que mudou o estilo dos personagens bonellianos. Mesmo sem aparecer "oficialmente", por muitos anos colabora com o pai Gian Luigi Bonelli escrevendo episódios de Tex. A primeira história é "Caçada humana", de 1976, e muitas outras foram escritas em seguida, mas sempre de forma eventual, pois Sergio é um autêntico multitarefa na editora, cuidando de tudo depois que sua mãe se aposentou. Sergio Bonelli era o editor responsável por Martin Mystère, Dylan Dog e Nathan Never
A editora produziu ao longo de décadas personagens fantásticos, sucessos internacionais e as minisséries de Nathan Never, Dylan Dog e Martin Mystere, editadas em 1999 pela empresa norte-americana Dark House. 
Os quadrinhos de "Tex" foram publicados no Brasil pela Editora Globo. Além disso, as histórias foram traduzidas também para o espanhol, francês e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário