domingo, 18 de setembro de 2011

Rio Comicon Anuncia Convidados

Depois de Milo Manara, Guido Crepax (1933-2003) será o convidado de honra do evento.
Eleito o melhor evento de quadrinhos do ano passado segundo o Prêmio HQMix, o Rio Comicon volta, de 20 a 23 de outubro, ao mesmo local, a Estação Leopoldina, para homenagear outro autor italiano, o criador de Valentina, um dos personagens mais sexies dos quadrinhos. E com direito a presença da filha de Crepax, Caterina, que é designer e estilista na Itália, onde cria bijuterias e roupas que podem vir a se transformar em outros objetos. Além de prestigiar a exposição de originais do pai, ela vai trazer um vestido exclusivo para o evento, inspirado em sua voluptuosa irmã bidimensional, Valentina. 
Will Eisner
Outro prestigiado autor que será homenageado com uma exposição de trabalhos na Rio Comicon é o americano Will Eisner (1917-2005), que dispensa apresentações. E para quem curte conhecer pessoalmente seu quadrinista predileto, o festival garante as presenças de outro americano, Peter Kuper ("A metamorfose"); do francês Lewis Trondheim (um dos fundadores da cooperativa francesa de quadrinhos “L’Association”); da alemã Ulli Lust (autora de reportagens em quadrinhos e da premiada HQ sobre sua juventude, “Hoje é o Último Dia do Resto da Sua Vida”); da japonesa Junko Mizuno ("Cinderalla" e "Pure Trance"); e dos argentinos Salvador Sanz ("Noturno") e Liniers ("Macanudo"). 
Com produção da Casa XXI em parceria com a Retina 78, a Rio Comicon deve receber cerca de 30 convidados divididos meio a meio entre gringos e brasileiros. 
Grupo CLAMP
E além de exposições com originais de Crepax e Eisner, assim como trabalhos dos convidados, a feira deve abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP (composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá) e uma homenagem aos 75 anos da DC Comics baseada no livro “75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking”, que levou o Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos.


Confira este e outro eventos na nossa Agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário