segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Coheed and Cambria

Coheed and Cambria foi a grande surpresa do terceirto dia do Rock in Rio.
Antes que venha algum chato torrar a paciência já vou logo esclarecendo que não estou dizendo que os caras foram melhor que o Metallica. Apenas fizeram um som muito competente e por serem pouco conhecidos chamaram a atenção do público.
A banda foi formada em 1995 e tem quatro álbuns de estúdio e três DVDs ao vivo. Os álbuns são conceituais e baseados em histórias de ficção científica.
Em março de 1995, em Toxic Parents, o grupo dos guitarristas Claudio Sanchez e Travis Stever, acabou e eles recrutaram o Nate Kelley, do grupo Moe and the Boogie Cats, para tocar bateria em uma nova banda chamada Beautiful Loser com Jon Carleo no contra baixo. Depois de uma briga sobre dinhero por gasolina, Stever saiu da banda, e Kelley foi chutado fora, mas logo voltou a pedido de Sanchez. Sem Stever a banda se tornou um trio, com Sanchez na guitarra e nos vocais, rebatizando-se para Shabűtie, um nome retirado de uma tribo africana do filme The Naked Prey. Nesta época, a banda passou por diferentes estilos musicais: punk rock, rock indie, rock acústico, funk e heavy metal, e escreveram mais de 100 músicas. 
Quando Carleo deixou a banda em agosto de 1996, Kelley recrutou seu amigo Michael Todd, que na verdade era um guitarrista, mas para o Shabűtie tocava contra baixo. Com esta formação da banda, a banda lançou seu primeiro disco chamado "Penelope EP" e Stever voltou a banda para tocar guitarra de novo. Kelley deixou a banda em 1999 depois de um show onde Sanchez bebeu demais, e a banda lançou o último disco como Shabűtie, o "Delirium Trigger", que teve algumas músicas que apareceram no primeiro disco de Coheed and Cambria (The Second Stage Turbine Blade).
Algumas músicas que constaram em "Delirium Trigger" faziam parte da história de ficção científica escrita por Sanchez, chamada "The.Bag.On.line.Adventures", mais tarde rebatizada para "The Amory Wars". O grupo adotou os conceitos da história como um tema que unificaria os álbuns da banda. Assim, o nome deles mudou para Coheed and Cambria - os nomes dos protagonistas da história de Sanchez. 
Em fevereiro de 2002, lançaram seu primeiro álbum de estúdio "The Second Stage Turbine Blade" pela gravadora independente Equal Vision Records . O álbum teve a influência do grupo de pós-hardcore "At the Drive-In" e também do guitarrista do influente grupo de punk hardcorenk "Bad Brains". 
Além disso, "The Second Stage Turbine Blade" teve o primeiro single e videoclipe deles, "Devil in Jersey City" e trouxe comparações com a banda canadense de rock progressivo "Rush" por causa da voz distinta do Sanchez, das letras de ficção científica, e da música mais complexa que as outras bandas da cena pós-hardcore. 
Em seguida, após tocarem em shows com as bandas "Breaking Pangea" e "The Used", lançaram, em outubro de 2003, o álbum de estúdio "In Keeping Secrets of Silent Earth: 3" , novamente pela gravadora Equal Vision Records. Com os singles "A Favor House Atlantic" e "Blood Red Summer" e vídeos na MTV, a banda tocou com os grupos "Thursday", "Thrice", e "AFI".

O álbum alcançou sucesso comercial, ganhando a certificação "Gold" (ouro) pelo RIAA. A banda aproveitou-se desse êxito para lançar seu primeiro DVD ao vivo "Live At The Starland Ballroom". Coheed and Cambria assinou um contrato para o lançamento de seu terceiro álbum, desta vez, com a gravadora Columbia Records, filial da Sony/BMG e uma das quatro maiores gravadoras da indústria fonográfica. "Good Apollo I'm Burning Star IV Volume One: From Fear Through the Eyes of Madness", foi então lançado, em setembro do 2005. Este disco é o seu álbum mais bem sucedido até o presente, vendendo quase 1 milhão de unidades, atingindo o número 7 no Billboard 200. Este terceiro disco teve 3 singles com vídeos, "Welcome Home", "The Suffering" e "Ten Speed of God's Blood and Burial" e foi uma partida do gênero pós-hardcore, mas com a influência de rock progressivo. 

Em outubro de 2007, Coheed and Cambria lançou seu último álbum até à data "Good Apollo I'm Buring Star IV Volume Two: No World For Tomorrow", o segundo disco deles pela gravadora Columbia Records. O disco teve os singles "The Running Free" e "Feathers" e era número 6 na Billboard 200. 

Integrantes atuais:
Claudio Sanchez - Vocalista, Guitarrista (1995-ao presente) 
Travis Stever - Guitarrista (1995, 1996-ao presente) 
Chris Pennie - Bateria (2007-ao presente) 
Mike Todd - Baixista (1996-2006, 2007-ao presente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário