sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vevo

Conheça o maior portal de videoclipes da internet.
A atual postura da MTV de não passar clipes musicais deixou um vácuo para os fãs de música. Isso foi percebido pela indústria musical que, rapidamente criou uma alternativa. Quem costuma assistir clipes pelo Youtube já deve ter visto o logo acima. O VEVO é um portal de vídeos musicais e entretenimento. Foi criado por uma joint venture das gravadoras Sony Music Entertainment e Universal Music Group, as maiores no ramo musical, e o próprio YouTube. Uma das razões citadas para o lançamento do Vevo é a competição que vídeos musicais existe dentro do YouTube.
A EMI também tem seus vídeos musicais exibidos pelo portal, porém sem participação acionária. A Warner Music Group foi convidada para ter hospedagem de seu conteúdo no VEVO, mas posteriormente formaram uma aliança rival com a MTV Networks.
A concepção desse site é descrita como sendo um Hulu de clipes musicais. Existem actualmente cerca de 20 mil vídeos disponíveis no VEVO. O serviço foi disponibilizado oficialmente em 8 de dezembro de 2009, após esta data, todos os vídeos carregados no YouTube pelos usuários sem a permissão devida são censurados e/ou excluídos. 
No portal, além de vídeos, é possível comprar ingressos para concertos dos artistas das gravadoras.

A VEVO também lançou o VEVO Lift, onde mostra cenas de Bastidores e de turnês de artistas iniciantes.
Disponibilidade O site vevo.com não está disponível fora dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Os vídeos da Sony Music Entertainment eram disponíveis apenas para o Canadá e os Estados Unidos emitindo a mensagem "Este vídeo apresenta conteúdo de Vevo, que o bloqueou no seu país com base nos direitos autorais". No dia 13 de março de 2011, a Vevo desbloqueou alguns vídeos no mundo. 
Os vídeos do VEVO estão disponíveis no mundo todo, exceto na Alemanha. Isto porque uma entidade alemã chamada "GEMA" que representa mais de 60 mil artistas alemães, queria que o YouTube pagasse uma taxa para poder exibir os vídeos no país. Desde então, todos os vídeos da VEVO são bloqueados na Alemanha, sem exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário