segunda-feira, 15 de agosto de 2011

10 Melhores Personagens Místicos do Universo DC

Personagens com poderes místicos são tão difíceis de criar como qualquer outro, mas exigem ainda mais dos seus roteiristas.
O grande problema com magia como elemento narrativo é que ela não tem limites. As possibilidades de poder são tantas que fica dificil para o narrador impor limites e não deixar o personagem onipotente.
Não por coincidência alguns do melhores personagens são relativamente fracos. Esta NÃO é uma lista dos personagens mais poderosos, pois foca basicamente, personagens relativamente fracos, mas cujos poderes foram bem aproveitados e de forma interessante.


10. Kid Eternidade
Na versão original, criada em 1942, ele era um garoto (sem nome específico, mas atualmente chamado Christopher “Kit” Freemanque estava no pequeno barco pesqueiro de seu avô, e foi torpedeado por um navio de guerra nazista, onde ambos morreram. No além, o guardião, que cuidava da lista de mortos, percebeu que havia cometido um engano: o garoto só deveria chegar 75 anos depois. Para compensar seu erro, a criança foi trazida de volta a vida, e deveria passar o tempo que lhe restava na Terra com a missão de fazer o bem. Para isso, poderes lhes foram dados: dizendo a palavra "eternidade", podia:
-Invocar qualquer pessoa morta ou personagem fictício;
-Ficar invisível e intangível;
-Teleportar-se para qualquer lugar da Terra.
Em 1991, Grant Morrison fez sua versão do personagem. Nela o velhinho do barco não era seu avô, mas um pedófilo que levava garotos para o mar para... Bem, o barco foi torpedeado e os dois morreram, mas não houve nenhum engano. Ambos foram para o inferno e um demônio criou toda estória anterior para utilizar o garoto como seu agente na Terra.


9. Cavalheiro Fantasma
Jim Craddock é filho de um nobre inglês que abandonou sua mãe. Craddock cresceu tornando-se um ladrão notório e que aterrorizou a Inglaterra no século 19. Ele viaja para os Estados Unidos e encontra os pistoleiros Nighthawk e Cinnamon. O cabeça-quente Nighthawk lincha Craddock depois de supor que ele abusou sexualmente de Cinnamon, mas de alguma forma Craddock escapa da morte e ressurgir como um fantasma. O Cavalheiro Fantasma descobre que deve vagar pela terra até que o espírito de seu assassino vá para o próximo plano de existência. Infelizmente, Nighthawk e Cinnamon viram a ser a reencarnação das realezas do Antigo Egito, Príncipe Khufu e Chay-Ara: suas almas (devido à sua exposição ao metal Nth Thanagar) nunca puderam realmente passar. Ambos acabam sendo ressuscitadosa como Gavião-Negro e Mulher-Gavião, e o Cavalheiro Fantasma tornou-se o inimigo número #1 deles durante a década de 1940. Craddock tem, ao longo das décadas, ameaçado outros heróis, incluindo Max Mercúrio e Stargirl, mas o Fantasma vingativo sempre retorna a seu principais adversários, os Hawks, ora como inimigo, ora como amigo. 


9. Klarion o Garoto Bruxo
Criação de Jack Kirby, apareceu na edição 7 de Etrigan (em 1973). Klarion era um estranho pré-adolescente que se trajava com roupas típicas do Período Puritano inglês e que estava sempre acompanhado por um gatinho chamado Teekl. Ele havia fugido da sua terra natal, o reino extradimensional conhecido como WitchWorld, onde os adultos o proibiam de fazer determinadas "estrepolias". E nada melhor do que buscar refúgio na casa de um violento demônio que eventualmente o protegeria dos seus perseguidores. Como de idiota Etrigan nunca teve nada, além de expulsar os perseguidores de Klarion o demônio também envia o garoto para um lugar o mais distante possível de sua casa. Mas Klarion voltaria nas edições 14 e 15 para perturbar novamente a vida de Etrigan, dessa vez criando uma duplicata do demônio e a enviando para atacar os amigos de Jason Blood. Naturalmente Etrigan derrota a sua cópia e mais uma vez exila Klarion em uma região extradimensional distante. Mas, como bom moleque chato que era, Klarion voltou novamente, dessa vez para perturbar, além de Etrigan, a Mulher-Maravilha, nas edições 280 a 282 do gibi Wonder Woman em 1981. Daí passou-se um bom tempo sem que o bruxinho reaparecesse, porém quando Etrigan estrelou uma nova série mensal a partir de 1990 o escritor Alan Grant o trouxe de volta às luzes da ribalta para atazanar a vida de Jason Blood e de seus amigos, só que com um pequeno detalhe diferente: agora Klarion tinha o aspecto de um menino de cinco anos de idade e se vestia com um adorável terninho, no melhor estilo “meu-filho-é-uma-gracinha”. 
Em Sete Soldados da Vitória, Morrison e o artista Frazer Irving farão com que o personagem tenha um visual mais próximo ao originalmente concebido por Kirby e irão explorar justamente a rebeldia que o personagem sempre apresentou em suas aparições anteriores.


8. Traci 13
A última de uma longa linhagem de "Homo Magi", humanos que nascem com poderes de magia, Traci foi proibida por seu pai, Doutor Treze, de praticar magia, desde que sua mãe morreu em consequência a influências mágicas. Traci então se mudou para Metrópolis, determinada a viver sozinha (com sua iguana Leeroy). Assim, ela viajou pela "magia urbana" de Metrópolis, assumindo o nome de Girl 13, tornando-se uma super-heroína. Ela conheceu o Superboy, que se interessou por ela, mas o sentimento não era mútuo. Ela ajudou, junto de Natasha Irons e Cir-El, o Superman, que estava ferido numa batalha com uma fantasma ninja. Logo, as três meninas formaram uma forte amizade. Mesmo o ataque do Espectro, durante os eventos da "Crise Infinita", pareceram não surtir efeito na magia da moça. Atualmente, ela mora com seu pai na Mansão Doomsbury, a casa dos ancestrais de sua família. Também sabe-se que Traci foi treinada por Ralph Dibny e sua esposa Sue algum tempo antes da morte de sua mãe. Girl 13 se tornou membro de uma organização de investigação paranormal chamada Croatoans. Junto dessa equipe, ela viajou ao redor do mundo, às vezes só, às vezes acompanhada de seu pai, lutando contra ameaças paranormais com suas habilidades mágicas. Traci, recentemente, começou um relacionamento amoroso com o Besouro Azul, Jaime Reyes, ajudando-o eventualmente nos Novos Titãs. Traci Treze é uma "mágica urbana" e pode desenvolver vários poderes como tele-transporte, feixes de fogo de energia mágica, criar escudos de força místicos, e também transformar sua iguana de estimação num dragão.

7. Alice Sombria
Lori Zechlin é uma adolescente gótica que vive com seu pai, John, e a mãe sendo esta viciada em drogas, porém nenhum deles suspeita do vício materno, pois o mesmo é disfarçado mediante o abuso dos fármacos que lhe são prescritos e depois adulterados por traficantes locais. Um dia, compungida pela vergonha, a Srª. Zechlin comete suicídio por overdose e sua filha encontra-a sem vida após regressar do colégio. Na mesma noite, Lori descobre uma habilidade mística: “tomar emprestado” os poderes mágicos de qualquer super-herói ou supervilão, embora não tenha o mesmo domínio que os detentores originais, seja em relação ao uso ou ao tempo em que poderia reter os dons alheios. Apesar disso, Lori (sob o nome de Alice Sombria) planejava sua vingança contra os responsáveis pela morte de sua mãe e também para punir os traficantes de fármacos. Amargurado e mergulhado em depressão, o pai de Lori torna-se recluso embora aparente normalidade diante da filha.
Oráculo (Bárbara Gordon) toma ciência dos poderes de Lori, mas não de suas capacidades específicas, assim a Caçadora é enviada a Ohio sob o disfarce de uma professora tanto para observar Lori quanto para aconselhar a jovem enquanto Canário Negro ficou responsável pela avaliação de seus dons, determinando-lhes a extensão e a natureza. Após este primeiro contato, Oráculo encaminha Lori Zechlin ao Senhor Destino, que passa a agir como um preceptor da jovem orientando-a sobre o uso e a natureza de seus poderes.


5. Zatanna
Filha do mago Zatara, aprendeu tudo com o pai sobre ilusionismo e feitiçaria e ela provou ter maior potencial que ele. Nesse período, a jovem Zatanna teve uma relação romântica com John Constantine quando ambos se encontraram em um grupo de estudos tântricos em São Francisco. Como Zatanna ainda era uma adolescente, Zatara desaprovou esta união por achar que sua filha merecia um homem melhor, mais inteligente e mais honrado que Constantine. Eles se separaram logo após um incidente em Newcastle onde, Constantine, com a ajuda de três anjos, destruiu o demônio Nergal e foi em seguida internado em um hospício. Ainda durante a adolencência de Zatanna, Zatara foi atacado e amaldiçoado pela metade maligna de um ser chamado Allura. A maldição dizia que Zatanna e Zatara morreriam se os dois se olhassem fixamente novamente. Incapaz de quebrar a maldição, Zatara decidiu então, deixar Terra e viajar por entre vários reinos místicos na tentativa de encontrar um meio de reverter a maldição. Zatanna cresceu e iniciou carreira como ilusionista da mesma forma que seu pai. Rapidamente ela se tornou uma super-heroína (como o pai). Nesse período, Zatanna aprimorou com maestria seus poderes e passou a figurar entre os principais ocultistas da Terra. Quando achou que já estava pronta, iniciou uma busca para resgatar seu pai. Para isso, reuniu alguns heróis da Liga da Justiça e juntos foram para a dimensão mística de Kharma, onde Zatara estava. Lá, encontraram a contraparte heróica de Allura que forçou sua parte maligna a remover a maldição. De volta, Zatara decidiu se aposentar, deixando o legado da família para sua filha, que passou a dividir a agenda de suas apresentações com o combate ao crime, lutando ao lado da LJA por várias vezes até se tornar membro efetivo da equipe.


4. Shazam
Jebediah era um jovem pastor de Canaã há 5000 anos. Certo dia, ao voltar a sua aldeia, o menino descobriu que pais, amigos e inimigos foram assassinados por nômades saqueadores. Irado, o jovem questionou o porquê aos deuses. Surpreendentemente os deuses lhe responderam que eles deram tudo aos homens, porém estes se mataram entre si. O garoto então decidiu fazer um pacto com os Deuses, que aceitaram, já que queriam um representante na Terra para combater o mal. O menino passou a ganhar incríveis poderes ao pronunciar a palavra “VLAREM”, um anagrama da palavra “MARVEL”: 
• Força de Voldar 
• Sabedoria de Lumian 
• Velocidade de Arel 
• Poder de Ribalvei 
• Coragem de Elbiam 
• Resistência de Marzosh 
Usando estes poderes, ele passou a ser conhecido nas terras mesopotâmicas como o herói Campeão. 
No entanto, Voldar, Lumian, Arel, Ribalvei, Elbiam e Marzosh, os deuses que lhe davam poderes, foram esquecidos e Campeão deveria procurar um sucessor. Shazam, como passou a ser chamado em algum ponto indeterminado de sua vida, escolheu como fonte de poder os Deuses Gregos, logo depois ele se tornou um alto sacerdote no Egito escolheu para ser seu sucessor Teth Adam. Quando Teth-Adam pronunciou o nome do mago, foi magicamente transformado por um raio no Poderoso Adam, porém ele recebeu os poderes de seis dos deuses egípcios: Shu (resistência), Heru (velocidade), Amon (força), Zehuit (sabedoria), Aton (poder) e Mehen (coragem). Isto ocorreu porque Blaze, filha de Shazam, fez um acordo com o deus Set para que Teth retirasse poderes dos deuses egípcios e não de Shazam. Quando Adam foi corrompido por Blaze, Shazam se sentiu parcialmente culpado pela terrível corrupção de Teth-Adam, Shazam o despojou de seus poderes, colocando-os em um amuleto escaravelho. Na época da Segunda Guerra Mundial, o Mago Shazam chegou a Fawcett City, seguindo os rastros de maldade de sua filha Blaze. Neste ponto de tempo, cogitou em tomar um novo sucessor, mas desistiu, visto a grande quantidade de heróis ativos em Fawcett neste tempo: Íbis o invencível, Bulletman, Spy Smasher, Minute-Man. Muitos anos mais tarde, Shazam decidiu escolher um novo campeão/sucessor e ele escolheu o jovem órfão Billy Batson, cujos pais foram assassinados por Adão Negro. 


3. Felix Faust
Um autodidata, Felix Fausto, estudou línguas mortas em Viena, arqueologia em Londres, história em Sourbonne; visitou as ruínas de Ur e Lagash na Caldéia, famosa por seus magos... Conseguiu também uma cópia do lendário Necronomicon, livro de magia negra escrito por Abdul Al Hazred, um árabe. Com todas as pesquisas, Fausto conseguiu conjurar os demônios Abnegazar, Rath e Gast da Dimensão Prisão dos Demônios. O feiticeiro precisava dos artefatos Jarra, Sino e Roda para libertar os perversos seres. Estes advertiram-no de que precisava de superpoderes para poder passar pelos guardiões dos respectivos artefatos. Daí lhe ocorreu a idéia de lograr a Liga da Justiça para conseguir atingir suas metas. A equipe caiu em sua conversa, derrotou os guardiões dos artefatos e os trouxe. Fausto libertou os demônios, mas a Liga conseguiu novamente aprisiona-los. 


2. Alan Scott
Seu verdadeiro nome era Alan Wellington Scott, um executivo que encontrou uma misteriosa lanterna que emitia uma luz esverdeada que usou para confeccionar um anel que lhe concedeu poderes mágicos extraordinários. A partir daí, passou a combater o crime sob a identidade do Lanterna Verde. Alan Scott foi um dos fundadores da Sociedade da Justiça da América, que precedeu a Liga da Justiça. Ele viveu incríveis aventuras até a "reformulação" do herói (leia-se o surgimento de Hal Jordan), no final da década de 50. Com o conceito do multiverso (aquela história de várias Terras), Alan Scott, bem como os heróis clássicos da Sociedade da Justiça, virou habitante da Terra Paralela e diversas vezes contracenou com Hal Jordan. Anos depois, com a mega-série Crise nas Infinitas Terras, ele simplesmente passou a pertencer ao passado do nosso planeta, tendo se aposentado no ano de 1951. Mas por um daqueles milagres que só acontecem nos quadrinhos, Alan Scott rejuvenesceu, devido aos efeitos colaterais causados pelo uso constante do anel. Na saga Zero Hora, porém, seu anel foi destruído durante a batalha, mas ele descobriu que seus poderes continuaram em seu corpo. A partir daí, o herói adotou o codinome Sentinela e já fez várias "pontas" nas aventuras do Lanterna Verde atual, Kyle Rayner. Pra comprovar a importância de Alan Scott no universo dos super-heróis, basta lembrar que na fantástica mini-série O Reino do Amanhã, ele foi o "escolhido" para ser o Lanterna Verde.


1. John Constantine

Criação do inglês Alan Moore para a revista Monstro do Pântano, John é um mago loiro, enigmático, desafiador, intrometido, manipulador e detestável. 
Moore revelou que a personagem surgiu a partir da vontade dos desenhistas Steve Bissette e John Totleben de desenharem o cantor Sting - na época, vocalista da banda The Police. Sobrou a Moore dar um sentido ao fato de Sting perambular pelos pântanos. Sua vontade era de se entranhar no universo de personagens místicas do universo DC. Por isso, fez de Constantine uma figura, apesar de recém-criada, com uma longa e misteriosa história de vida, que já o havia colocado em contato com todos magos e figuras sobrenaturais da DC. Sua função nas primeiras aventuras, porém, foi de ensinar ao Monstro do Pântano todo o potencial de seus poderes - ou seja que poderia se regenerar a partir de qualquer pedaço de folha, por exemplo -, preparando-o para as crises que o aguardavam. Já em sua primeira aparição, Constantine tinha uma namorada morta por forças sobrenaturais. Namoradas, amigos e outros entes queridos serão, a partir daí, vítimas constantes apenas por conhecerem o mago. Hellblazer O sucesso de Swamp Thing fez a DC apostar em mais publicações de temática adulta, em fins dos anos 80.
O roteirista Jamie Delano construiu a origem de Constantine e sedimentou a personagem quando este recebeu título próprio pelo selo Vertigo. Vindo de uma família da classe operária de Liverpool, John havia estrangulado seu irmão gêmeo no útero e matado sua mãe no parto, o que lhe rendeu ódio do pai por toda a infância. Aos 17 anos, mudara-se para Londres. Passou toda década de 70 aprendendo as artes arcanas com um grupo de dedicados ao misticismo. Havia sido líder de uma banda inspirada nos Sex Pistols, a Membrana Mucosa, e após uma experiência sobrenatural malfadada - na qual Constantine acidentalmente mandou uma menina para o inferno - fora interno do hospício de Ravenscar por dois anos.

2 comentários:

  1. Muito boa a lista
    Não por que não citaram o Tim Hunter?

    ResponderExcluir
  2. Tim tem potencial para ser o maior mago de todos os tempos. A ideia da lista, apesar de alguns personagens fortes e mostrar personagens místicos com poderes criativos.
    Para quem não conhece o Timothy Hunter, acesse aqui: http://znloja.blogspot.com/2009/11/timothy-hunter-vs-harry-potter-round-um.html

    ResponderExcluir