quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Marvel Comics Revelou Ontem o Novo Homem-Aranha

A identidade do novo herói, que vive em Brooklyn, foi revelado na edição 4 da minissérie Ultimate Fallout.
Trata-se de Miles Morales, um "nerd" mestiço entre negro e latino. da Marvel Comics. Ele substitui o favorito da história em quadrinhos Peter Parker, que é branco, nativo de Queens e foi morto na Edição 160 do Ultimate Spider-Man, em junho.
"Quando começamos isso sabíamos que queríamos fazer uma afirmação sobre o século 21", disse o editor-chefe da Marvel, Axel Alonso.
"Sou de uma raça mista. Minha mãe é da Inglaterra; meu pai é do México. Quando Obama foi eleito eu chorei - em parte porque ele era um afro-americano, mas principalmente pelo fato de ele ser mestiço", disse Alonso.
"Eu lembro de como foi crescer sendo um mestiço. Isso é cada vez mais comum nos Estados Unidos e reflete nossa rica herança cultural."

Como Parker, Miles é um garoto nerd, desajeitado da classe trabalhadora dos subúrbios de Nova York. Mas Parker era um órfão que cresceu com os tios em uma área de população tradicionalmente branca de Queens.
Os pais de Miles - sua mãe é negra e seu pai latino - ainda estão vivos, moram em Brooklyn, região etnicamente diversa, e têm papel importante em sua vida.
"O Homem-Aranha é possivelmente o super-herói mais reconhecível do planeta e todas as crianças, como meu filho Tito, conseguem se identificar com ele por causa de suas roupas vermelha e azul", disse Alonso.
"Mas quando ele tira a máscara agora, ele terá um visual muito diferente e terá uma repercussão emocional em todos os tipos de novos leitores."
A nova série Ultimate Spider-Man e a edição de quarta-feira do Ultimate Fallout estão disponíveis em versão digital e nas lojas dos Estados Unidos.
"Não tenho dúvidas de que as pessoas irão se apaixonar por Miles assim como fizeram com Peter Parker, indiferente de sua raça, classe ou crença", disse Alonso.
No furação da cobertura internacional da revelação da nova identidade uma outra questão foi posta em cena: a sexualidade do personagem. Aparente mente tudo começo quando a ilustradora da revista, Sara Pichelli declarou ao jornal USA Today que: "Cedo ou tarde um supoer-heroi negro, gay ou ambos será considerado algo normal.”
O radialista americano Glenn Beck declarou em seu programa “É a cara do Obama. Porque eu deveria me importar se ele é meio-hispânico ou hispânico? Meio negro ou negro? Meio Gay ou gay? Eu não me importo. É apenas um quadrinho estúpido.

A discussão começou a se alastrar de forma tão rápida de um porta-voz da Marvel veio a público e declarou categoricamente: "Miles Morales não é gay!"
Parece que as discussões étnicas e morais chagaram para ficar nos quadrinhos americanos.
Veja também:
Ativistas Anti-islâmicos Criticam Revista do Batman
Grupo Racista Promove Boicote ao Filme Thor



Adaptado de materia originalmente no site O Globo com informações adicionais do ICV2

Um comentário:

  1. eu apoio essa atitude da marvel e da dc de acabar com o preconceito criando super heróis como: bunker(dc/gay),miles morales(marvel/negro e latino),ouvido azul(marvel/surdo),sem contar que transformaram alan scott (dc)em gay.

    ResponderExcluir