domingo, 21 de agosto de 2011

Geração Z

Como pensam, agem e se relacionam os adolescentes das atuais gerações.
Os jovens nascidos nos anos 1980 e 90, a chamada Geração Y, estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas em cargos de liderança, e a facilidade no uso de tecnologias como a internet é apontada como uma de suas principais características. 
As crianças nascidas a partir dos anos 2000 passam a ser identificadas como a Geração Z, termo usado principalmente em países europeus. Outro termo usado com frequência é Geração Internet ou Geração Net.
Frutos de pais mais conectados, elas usam computador antes mesmo da alfabetização. Se a geração anterior cresceu com computadores em casa, a atual cresce multimídia e com acesso a informação diretamente da internet.

O consultor em gestão empresarial e desenvolvimento humano Sidnei Oliveira, autor de "Geração Y" (Integrare Editora, 2010), identificou outro fenômeno: os "jovens de 45 anos", cheios de experiência e vontade de se renovarem, ainda estão no páreo.
Em entrevista, Oliveira comentou o fato inédito de termos muitas gerações se influenciando mutuamente.

Este momento singular é possível graças ao aumento da expectativa de vida e ao acesso e velocidade das informações nas diversas mídias disponíveis.
Se a vantagem do "Y" (nascidos nos anos 80 e 90) é o excesso de qualificação, sua fragilidade é a pouca paciência. Esperar o crescimento profissional em um emprego não os seduz. Eles têm pressa. Já o acúmulo de experiência e a paciência dão vantagens aos membros da Geração X (nascidos antes dos anos 80) na disputa de uma vaga, por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário