quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Cor que Caiu do Espaço

Clássico conto de ficção científica volta a aterrorizar leitores
Obra clássica de H.P. Lovecraft, A Cor que Caiu do Espaço, é reeditado para o grande público em mais um lançamento caprichoso da editora Hedra.
A história volta seus olhares para um vilarejo a oeste de Arkham, onde "as colinas se erguem selvagens, e existem vales de raízes profundas que nenhum machado jamais cortou", descrevem as primeiras linhas. Lá um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região --- e cria o cinzento e estéril “descampado maldito” onde nada cresce. 
O clima naturalmente sombrio, estranho e impactante criado pelo autor logo de início fica mais pesado e perturbador à medida que relata suas descobertas sobre o "descampado maldito", algo ocorrido há alguns anos e responsável por ter mudado de vez os dias daquele local.
"Tudo ocorreu por volta de 1880, quando uma família inteira desapareceu ou foi morta. Os meus interlocutores evitaram fornecer detalhes: e como todos me disseram para não prestar atenção aos relatos fantásticos do velho Ammi Pierce, fui procurá-lo na manhã seguinte, pois eu sabia que morava sozinho na antiga cabana decrépita onde as estranhas árvores começaram a crescer."

A cor que caiu do espaço (1927) marca o primeiro passo decisivo de Lovecraft em direção ao horror cósmico inspirado pela ficção científica. O volume traz ainda em apêndice os textos “Notas sobre uma não entidade” (1933), o mais longo relato autobiográfico escrito por Lovecraft, “A confissão de um cético” (1922), breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida, e “Notas sobre ficção interplanetária” (1934), artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica e ataca os clichês deste gênero. 
Com tradução de Guilherme da Silva Braga, a obra oferece ainda um apêndice com artigos do próprio Lovecraft debatendo e justificando ideias, fatos e interesses universais (e científicos) que o levaram a escrever o texto e "abrir novos caminhos" para a publicação do gênero.
E para comemorar o lançamento a editora lançou uma promoção: Compre um exemplar de A cor que caiu do espaço, de H.P. Lovecraft pelo nosso site e concorra a um DVD Die Farbe (2010, 85min), adaptação para o cinema do conto "A cor que caiu do espaço''. Para concorrer, não é necessário preencher nenhum formulário, basta comprar pelo site da Hedra. Três DVDs serão sorteados no dia 1º de setembro e os nomes dos ganhadores serão publicados em nosso site. Uma parceria da Editora Hedra com a produtora alemã Sphärentor Filmproduktionen.



"A Cor que Caiu do Espaço"
Autor: H.P. Lovecraft
Editora: Hedra
Páginas: 104
Quanto: R$ 20,00




Fonte: Site da Hedra

Um comentário:

  1. Conheci o conto e desde então me pergunto, o que houve com os escritores de hoje.
    Cuja sua maioria não escreve tão bem, e se centra em tramas estapafúrdias e tão sem gosto, que só a parte descerebrada dos jovens os leem.
    É uma pena.

    ResponderExcluir