O Council of Conservative Citizens (algo como o Conselho dos Cidadãos Conservadores) está promovendo uma campanha contra o filme do deus do trovão.
O tal do conselho divulgou uma nota com o seguinte título de "O estúdio Marvel declara guerra à mitologia nórdica" e escreve o seguinte: "A mitologia nórdica é recriada de uma maneira multicultural no filme intitulado Thor. Para o Marvel Studios não é suficiente atacar os valores conservadores e agora deuses mitológicos são reinventados com peles negras. Parece que a Marvel acredita que o povo branco não deve ter nada que é único dela. O filme que
será lançado em breve, inspirado nos quadrinhos de Thor, dará a Aesir [deuses de Asgard] uma maquiagem multicultural que é um insulto. Um dos deuses será interpretado por Elba, um DJ de Hip Hop".
Idris Elba, ao saber do boicote, comentou o assunto com o site Death+Taxes. "Thor é um personagem mitológico, certo? Seu martelo voa até ele com um estalar de dedos. Tudo bem com relação a isso, mas a cor da minha pele é errada?"
Bem, só o que dá para dizer sobre essa associação aí é que se trata de um caso tosco de racismo, né? Obviamente que esse pessoal não vai conseguir juntar gente em torno de sua "causa". É só esquecer que eles somem. Além do mais, adaptações sempre existiram quando uma obra vai das HQs para as telas. Qual o problema com isso?
O filme do Thor estreia em 29 de abril de 2011 no Brasil e tem direção de Kenneth Branagh. No papel de deus do trovão está Chris Hemsworth.
Publicado originalmente no site O Capacitor
TIRANDO A PARTE DO RACISMO...VC HÁ DE CONVIR QUE UM DEUS NÓRDICO NEGRO É MUITO ESTRANHO...É A MESMA COISA QUE FAZER UM FILME DE MITOLOGIA DE UBANDA E BOTAR TIPO UM LOIRO DE OLHO AZUL PARA SER OGUM OU OXUM...
ResponderExcluirAlexandre,
ResponderExcluirÉ a versão cinematográfica de um quadrinho que era sobre mitologia nórdica. Se fosse um documentário, essa reclamação teria um mínimo de procedência.
No cinema creio que vale mais o talento do interprete que sua cor de pele.
No Brasil tivemos um caso similar quando o ator Maurícoi Nascimento (também negro) interpretou Jesus:
http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/cultura/dseguedicao/cultura4.htm
"É a versão cinematográfica de um quadrinho que era sobre a mitologia nórdica" de um quadrinho em que o deus referido também não é negro, onde sua explicação explica isso?
ResponderExcluirA igualdade é uma coisa engraçada, se fosse o contrário, colocassem o Pantera Negra branco, iam dizer que era errado.
Minha visão é de que se o papel não tem um foco racial ou nacional, a cor da pele do ator e secundário. Ex. Fazer um William Wallace, que é um herói nacional escocês com um ator negro ou japonês seria estranho, mas, um Motoqueiro Fantasma negro ou um Blade Branco não teria problema algum.
ResponderExcluirA propósito, no Homem de Ferro fizeram o Nick Fury negro e não lembro de ninguém ter reclamado.