sábado, 18 de dezembro de 2010

Grupo Racista Promove Boicote ao Filme Thor

O Council of Conservative Citizens (algo como o Conselho dos Cidadãos Conservadores) está promovendo uma campanha contra o filme do deus do trovão.
O tal do conselho divulgou uma nota com o seguinte título de "O estúdio Marvel declara guerra à mitologia nórdica" e escreve o seguinte: "A mitologia nórdica é recriada de uma maneira multicultural no filme intitulado Thor. Para o Marvel Studios não é suficiente atacar os valores conservadores e agora deuses mitológicos são reinventados com peles negras. Parece que a Marvel acredita que o povo branco não deve ter nada que é único dela. O filme que
será lançado em breve, inspirado nos quadrinhos de Thor, dará a Aesir [deuses de Asgard] uma maquiagem multicultural que é um insulto. Um dos deuses será interpretado por Elba, um DJ de Hip Hop".
Idris Elba, ao saber do boicote, comentou o assunto com o site Death+Taxes. "Thor é um personagem mitológico, certo? Seu martelo voa até ele com um estalar de dedos. Tudo bem com relação a isso, mas a cor da minha pele é errada?"
Bem, só o que dá para dizer sobre essa associação aí é que se trata de um caso tosco de racismo, né? Obviamente que esse pessoal não vai conseguir juntar gente em torno de sua "causa". É só esquecer que eles somem. Além do mais, adaptações sempre existiram quando uma obra vai das HQs para as telas. Qual o problema com isso?
O filme do Thor estreia em 29 de abril de 2011 no Brasil e tem direção de Kenneth Branagh. No papel de deus do trovão está Chris Hemsworth.


Publicado originalmente no site O Capacitor

4 comentários:

  1. TIRANDO A PARTE DO RACISMO...VC HÁ DE CONVIR QUE UM DEUS NÓRDICO NEGRO É MUITO ESTRANHO...É A MESMA COISA QUE FAZER UM FILME DE MITOLOGIA DE UBANDA E BOTAR TIPO UM LOIRO DE OLHO AZUL PARA SER OGUM OU OXUM...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    É a versão cinematográfica de um quadrinho que era sobre mitologia nórdica. Se fosse um documentário, essa reclamação teria um mínimo de procedência.
    No cinema creio que vale mais o talento do interprete que sua cor de pele.
    No Brasil tivemos um caso similar quando o ator Maurícoi Nascimento (também negro) interpretou Jesus:
    http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/cultura/dseguedicao/cultura4.htm

    ResponderExcluir
  3. "É a versão cinematográfica de um quadrinho que era sobre a mitologia nórdica" de um quadrinho em que o deus referido também não é negro, onde sua explicação explica isso?
    A igualdade é uma coisa engraçada, se fosse o contrário, colocassem o Pantera Negra branco, iam dizer que era errado.

    ResponderExcluir
  4. Minha visão é de que se o papel não tem um foco racial ou nacional, a cor da pele do ator e secundário. Ex. Fazer um William Wallace, que é um herói nacional escocês com um ator negro ou japonês seria estranho, mas, um Motoqueiro Fantasma negro ou um Blade Branco não teria problema algum.
    A propósito, no Homem de Ferro fizeram o Nick Fury negro e não lembro de ninguém ter reclamado.

    ResponderExcluir