quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fables 100

Fábulas (Fables no original), é uma graphic novel escrita por Bill Willingham, que vem sendo publicada pela Vertigo desde 2002. A série conta uma possível história do que aconteceu depois do "felizes para sempre". No roteiro de Willingham, a Terra Natal (como é chamado o universo das Fábulas) foi tomada por imperador totalitarista, o que fez com que a maioria procurasse asilo no mundo real, mais exatamente na cidade e na zona rural de Nova York.
O personagem central é Branca de Neve, a sucessora do Rei Cole à prefeitura da Cidade das Fábulas (assim é chamado o conjunto residencial onde fábulas de aspecto humano vivem). Em parceria com o Xerife Bigby (o Lobo Mau em sua forma humana) eles mantém (ou tentam) a paz entre as fábulas que conseguiram fugir do Imperador.
Entre os vários personagens da série estão os populares Três Porquinhos, Bela e Fera (que aliás, no começo da série, estão passando por uma crise no casamento), João de Fábulas (que depois ganha um especial só pra ele) e muito outros personagens.

No início de dezembro, a série atingiu seu centésimo número, e para comemorar a edição contém uma história do Pinóquio, onde o roteirista Bill Willingham e o Artista Marck Buckgham trocam de papéis, um conto estrelado pela Polegarina e outro com os três ratinhos cegos; uma seção Burning Questions, em que os autores solucionam dúvidas dos fãs com histórias de uma página (desta vez foram questões sobre celebridades americanas); uma coleção de personagens e cenários recortáveis para um teatro de fantoches (acima); e um jogo de tabuleiro intitulado “Fuga para a Mansão Lobo” (abaixo), além é claro, da já conhecida narrativa envolvente e lindos traços que já são característicos da série e um dos motivos da paixão dos fãs (quem me conhece sabe que sou uma deles...^^).

Nessa edição, acontece o tão esperado duelo entre a bruxa Frau Totenkinder (ao lado) e o Mr. Dark (Bicho-Papão o próprio, vestido para matar, literalmente). Totenkinder é a bruxa que tentou comer João e Maria, amaldiçoou a Fera e o Príncipe Sapo (Papa-
Moscas, como é conhecido entre as outras fábulas na cidade, Príncipe Ambrose de batismo), aprisionou Rapunzel, que extrai seu poder através do sacrifício de crianças. Após a anistia geral que ocorre logo que as fábulas fugitivas chegam a NY, ela é perdoada por seus crimes prévios (o que não garante que a matança de recém nascidos seja evitada, como fica subentendido após alguns números...). Mr. Dark se alimenta do medo, e ao se alimentar dos dentes de suas vítimas (mortas), às escraviza. O duelo é épico. É tudo que se pode dizer. Mais informações, só lendo a revista.
Quem acompanha a série percebeu que, mesmo após 100 edições, a história continua tendo acontecimento inesperados e significantes, os personagens continuam envolventes e após todo esse tempo, já se tornaram como que velhos amigos dos leitores.

Um comentário:

  1. Curtam a página da Fábulas - Fables no Facebook https://www.facebook.com/pages/F%C3%A1bulas-Fables/156629964527204

    ResponderExcluir