quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Yoshitaka Amano

Conheça a obra de um dos maiores desenhistas japoneses da todos os tempos.


Yoshitaka Amano (em japonês: 天野 喜孝) nasceu em 28 de Julho de 1952 em Shizuoka. Ganhou fama pelas suas ilustrações de Vampire Hunter D, desenhos de personagens e paisagens e design de logos para a série de videojogos Final Fantasy da Square Enix.
As suas influências incluem banda desenhada ocidental, art nouveau, e serigrafia japonesa. Ele ganhou vários prêmios pelo seu trabalho, incluíndo o prémio Bram Stoker de 1999 pela sua colaboração com Neil Gaiman, Sandman: The Dream Hunters.
Desde cedo interessou-se por desenho e cedo começou a carreira de ilustrador. Seu primeiro trabalho foi no departamento de animação da Tatsunoko Productions, em 1967, aonde foi apresentado ao início do movimento de animes japoneses.
Seu primeiro projeto pago foi para o anime da franquia Speed Racer.
Em 1960s, Amano foi exposto ao estilo de desenho ocidental através dos quadrinhos, que ele já afirmou serem suas raízes artísticas. Ele também é declaradamente fã de arte pop e psicodélica, particularmente da obra de Peter Max.
A partir dos anos 70, começou a se interessar pela Art Nouveau, movimento artístico do final do século XIX e início do XX e também pelo estilo japonês de Ukiyo-e.

Em 1987, Amano entrou para a equipe da Square (agora conhecida como Square Enix) Para trabalhar no que então esperavam que fosse o último trabalho da empresa para o sistema Famicom (Nintendo Entertainment System): Final Fantasy. Amano produziu parte do design conceitual para o jogo tanto do modo tradicional quanto no computador. Nessa época, ele também trabalhou para outra companhia de games, a Kure Software Koubou, produzindo ilustrações de capas para caixas, assim como design de alguns personagens. Esse trabalho incluiu designs para a série Kure's First Queen series.
Logo em seguida ao Final Fantasy VI em 1994, ele se firmou como o design principal de personagens, imagens e gráficos da série. Ele continuou desenvolvendo material artístico para criação de personagens e material promocional nos jogos do título subsequentes, além de criar o design do logo dos títulos.
O trabalho de Amano na série Final Fantasy, assim como seus trabalhos de com temática sci-fi são conhecidos pelos traços cheios de vida e abuso de cores.
De forma mais independente, em 2000, Amano ilustrou Sandman: The Dream Hunters, de Neil Gaiman , que ganhou vários prêmios e foi indicado para um Hugo Award. Em 2001, Greg Rucka e Amano trabalharam juntos em um outro quadrinho: Elektra and Wolverine: The Redeemer.
Ele ilustrou três capas de albuns da banda de power metal japonês Galneryus: The Flag of Punishment (2003), Advance to the Fall (2005), and Beyond the End of Despair (2006).
Em 2008, Amano criou uma adaptação da Flauta Mágica de Wolfgang A. Mozart, publicado pela Radical Comics.

Atualizado em 23/12/2010.



Em princípios de 2010, Amano fundou Studio Deva Loka, uma empresa cinematográfica pela qual está dirigindo seu primeiro anime longa-metragem, Deva Zan. Na história, ambientada no final do século 19, um samurai chamado Zan é lançado em um universo alternativo.
O lançamento acontece no segundo trimestre no Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário