terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Blog Leva Super-heróis e Vilões aos Tribunais

"E se alguém é condenado por assassinato, e, em seguida, a vítima volta à vida?"

Quem nunca perdeu tardes discutindo esta e outra situação com amigos? 
A possibilidade da existência de super-seres perante a lei já foi analisada em diversos quadrinhos como: Ex-Machina, Top Ten: Contra o Crime, The boyz, e muitos outros, com mais ou menos seriedade.
A discução agora é abraçado por dois advogados americanos que criaram o blog Law and the Multiverse: Superheroes, supervillains, and the law, onde discutem a dúvida acima e muitas outras.
Um dos advogados (James Daily, do Missouri) disse ao jornal The New York Times que a idéia surgiu durante conversas de almoço com sua esposa e amigos. 
O blog tem tido, em sua maioria, boa recepção, tanto de fãs de quadrinho como de educadores e advogados. Dois argumentos muito utilizados são que, além de incentivar a curiosidade dos leitores de quadrinho por legislação em geral, as questões levantadas
poderão ter utilizações praticas em breve já que a tecnologia avança cada vez mais rápido e circunstâncias que a pouco tempo eram impensáveis se tornaram realidades em breve.
Daily e seu colaborador (Ryan Davidson de Indiana) reconhecem que o blog tem um propósito semi-sério: "Eu acho que ambos esperamos que o blog tenha um certo componente pedagógico", disse ele, acrescentando que ele poderia mostrar "como pensam os juristas sobre os problemas."
Isso significa que eles gostariam de ver mais jovens cursando a faculdade de direito? "Oh, eu espero que não," disse Davidson: "Não é com o mercado do jeito que esta."

Ambos já abordaram situações como:
Provas obtidas por leitura de mente tem validade legal?
Ações praticadas durante um apocalipse zumbi seriam julgadas como crimes se a ordem voltasse a ser restaurada?
Super poderes podem ser considerados armas ou propriedade de seus possuidores?
Qual seria a situação legal de super-herois estrangeiros ou alienigenas segundo a lei de imigração americana?



Fonte: Site do Jornal The New York Times

Um comentário:

  1. Cara...
    Todo mundo já pensou nisso...
    Mas aborda de forma realmente tecnica foi uma ideia muito boa por parte deles...

    ResponderExcluir