sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O Lado Negro da Ficção Young Adult

O escritor Paolo Bacigalupi deu uma entravista para o Jornal New York Times onde comenta a atração dos jovens por temas literários pessimistas.
Segundo ele "os jovens anseiam por histórias de futuros imperfeitos porque eles mesmos estão desconfortavelmente cientes de que seu mundo está desmoronando.
A verdade do mundo à nossa volta está mudando e os adolescentes querem ler algo que não seja uma mentira.
Nos poderíamos entupi-los com publicidade dizendo que deveriam comprar um iPod novo ou Xbox, ou Droid XYZ, e que tudo no mundo é brilhante e encantador - mas se nós estamos olhando para um mundo que perde sua biodiversidade, vê o esgotamento da energia barata e de fácil acesso, ou os perigos do aquecimento global, nossos filhos herdarão um mundo significativamente empobrecido e danificados em relação ao que os nossos pais nos entregaram. E eles sabem disso.

Em "Ship Breaker," um livro que se passa em um futuro onde o petróleo está se esgotando e Nova Orleans é tragada pelo nível do mar, eu estava tentando descrever o tipo de mundo que os adultos estão deixando para eles. Na estória, crianças trabalham abrindo velhos cargueiros em busca de recursos que restaram da "Accelerated Age". A qualidade de vida é significativamente pior em relação a atual, e a julgar pelas respostas dos adolescentes, eles anseiampor esse tipo análise da verdade.
Quando adolescente, eu me lembro que queria ler livros do tipo e devorava o que podia encontrar.
Infelizmente, a verdade é que o mundo está mudando e a literatura está refletindo isso."
Ship Breaker foi finalista do National Book Award 2010 na categoria Young People. Ele também e ganhador dos prêmios Hugo, Nebula e John W. Campbell Awards.

Fonte The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário