sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Totalidade pelo Horror – O Mito na obra de Howard Phillips Lovecraft

Em um mercado editorial como o brasileiro onde a literatura de terror (e fantasia) alcança cada vez mais leitores é extremamente oportuno o lançamento de livros como este que abordam a própria estrutura do gênero.
O autor, Caio Alexandre Bezarias, é Mestre em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês e lançou o livro originalmente como sua tese de mestrado.
Baseado na teoria crítica da Escola de Frankfurt, e em estudos sobre o mito de Joseph Campbell, Mircea Eliade e Jean Pierre Vernant, as reflexões de Fredric Jameson sobre a utopia, entre outros – o livro investiga a função e importância do mito na obra de Howard Phillips Lovecraft, um dos artífices da literatura fantástica e de horror moderna.
A despeito de sua cada vez maior popularidade e penetração entre os leitores e estudiosos brasileiros desse gênero tão malcompreendido, e de ser publicado no país pelo menos desde os anos 40, estudos feitos em língua portuguesa sobre sua obra, que se afastassem da exaltação juvenil do fã bem como da crítica preconceituosa de parte da academia, eram, até há bem poucos anos, praticamente inexistentes.
Este livro é uma contribuição brasileira, feita por um pesquisador devotado ao autor e ao gênero, mas bastante atento e crítico, a uma maior compreensão do ciclo de Cthulhu e de seu significado como representação exótica e alucinada das contradições e horrores que o monstro urbano-industrial gerou e gera.
A publicação do livro é uma parceria entre a Fapesp e a editora Annablume, especializada em títulos acadêmicos. Dica: vale apena conferir o catálogo da editora. Há muitos títulos interessantes, tanto para universitários de cursos de humanas quanto para o leitor em geral.

O lançamento de livro será na livraria Martins Fontes em São Paulo.
Dia 25/5, às 18h30
Av. Paulista, nº. 509 – São Paulo – SP
(próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
(estacionamentos conveniados à rua Manoel da Nóbrega, nº 88)
Informações: (11) 2167.9900

Nenhum comentário:

Postar um comentário