sábado, 15 de maio de 2010

Nova Verão Digital de D&D é Apresentada na PAX 2010

Uma das sensações da Penny Arcade Expo realizada em Boston no mês passado foi a versão digital de uma mesa de D&D jogada em um Microsoft Surface, um computador que dispensa teclas e mouse para ser operado.
O Surface oferece uma tela de 30 polegadas sob uma tampa de plástico resistente e permite que os usuários toquem e movam objetos na tela para as mais diversas tarefas, de desenho digital a montar quebra-cabeças virtuais, passando por pedidos de comida no cardápio online de um restaurante.
O computador também reconhece e interage com outros aparelhos colocados sobre sua superfície, de modo que usuários de celulares poderão comprar ringtones facilmente ou alterar os planos de telefonia móvel colocando seus celulares sobre as telas de máquinas instaladas em lojas, ou um grupo de pessoas sentadas em torno de um Surface poderá olhar as fotos armazenadas em uma câmera digital colocada sobre a superfície.
O software utilizado foi desenvolvido pelos estudantes do centro de tecnologia e entretenimento da Carnegie Mellon e ainda não tem previsão de lançamento comercial.
O projeto pretende:
1. Informar automaticamente regras e estatísticas de combate.
2. Mostrar informações dos personagens.
3. Dar suporte visual e de áudio para as partidas.
4. Detectar e interagir com objetos de jogo como miniaturas de personagens.
5. Criar um sistema de jogo visual e intuitivo.
6. Incorporar som e iluminação a narrativa.
7. Poupar o trabalho do narrador de consultar diversos livros durante a partida.
8. Criar um editor que permita ao mestre gerar qualquer tipo de mapa.
9. Facilitar o trabalho do mestre na ora de criar a aventura.
10. Permitir um sistema fácil de salvamento e recuperação de aventuras.
As possibilidades para os jogadores de D&D são inúmeras: salvar suas partidas épicas a qualquer momento, realizar batalhas sem grandes dificuldades para o mestre de jogo, jogos com outras pessoas em outras cidades ou até em outros países, etc. As possibilidades são, literalmente, infinitas.
O sistema pode também ser facilmente adaptado para outros sistemas de RPG, jogos de miniaturas ou, até mesmo, jogos de tabuleiro.
O principal empecilho para a popularização do Surface é, de longe o preço. Lançado em 2007 o aparelho que devia baratear com o tempo custa hoje nos Estados Unidos 12 mil dolares e é vendido diretamente pela
Microsoft.


Matéria publicada originalmente no site
Critical Gamers
Para conhecer um pouco mais sobre o Surface visite o site da Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário