quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tetris vs Settlers of Catan (Parte 2)

Os alemães são completamente loucos por jogos de tabuleiro. No país este tipo de jogo é proporcionalmente mais vendido que em qualquer outro lugar do mundo. Os principais jornais do pais fazem resenhas deles lado a lado com filmes e livros, A convenção anual de Essen reúne mais de 150 mil participantes por ano. Lá ser designer de jogos é uma arte, e um negócio lucrativo. Na prática o termo Jogo de Tabuleiro de Estilo Alemão é praticamente um rótulo de qualidade entre os fãs.
Neste ambiente extremamente favorável Klaus Teuber (pronuncia-se: "TOY-burr") um pacato
protético da cidade de Rossdorf começou em 1991 a desenvolver o jogo que, anos depois, abriria as portas do mercado americano para os jogos de tabuleiro.
Lançado na feira de Essen de 1995, Settlers vendeu 5.000 cópias tão rápido que esgotou a primeira edição. Naquele ano, ganhou o
Spiel des Jahres e todos os prêmios importantes em outros eventos de jogos da Alemanha. Os críticos chamaram-no de obra-prima. O jogo vendeu 400 mil cópias em seu primeiro ano. "Foi um amadurecimento de forma dentro do mercado", diz Stewart Woods, um estudioso dos jogo de tabuleiro na Curtin University of Technology em Perth, Austrália.
Desde seu lançamento, Settlers of Catan se tornou um fenômeno mundial. Foi traduzido em 30 idiomas e vendeu surpreendentes 15 milhões de cópias (até o megahit dos videogames Halo 3 vendeu pouco mais da metade disso). Isso gerou um império de seqüencias, expansões, livros cenário, jogos de cartas, jogos de computador, miniaturas e até uma novela, tudo para satisfazer sua legiões de fãs. E ele fez o seu inventor, um homem de 56 anos um nome familiar em cada casa dos fãs de jogos de tabuleiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário