quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tetris vs Settlers of Catan (Parte 1)

Nesta série de Postagens iremos contar um pouco da história de dois jogos que revolucionaram o mercado de entretenimento.
Considerado um verdadeiro clássico dos jogos de videogame, o tetris foi a mais famosa criação do matemático russo Alexey Pajintov.
A idéia para o jogo começou a surgir em 1984 quando ele teve grande interesse em estudar os pentaminós desenvolvidos, trinta anos antes, pelo matemático norte-americano Solomon Golomb. Em suma, os pentaminós seriam peças formadas por cinco quadrados que poderiam suportar doze formas de disposição distintas.
Por meio desse jogo, poderiam ser feitos exercícios que empregavam princípios diversos do raciocínio lógico e matemático. Ampliando a sua aplicabilidade no meio acadêmico, a criação de Golomb foi de grande contribuição para que significativas descobertas no campo da análise combinatória fossem desenvolvidas.
Contudo, ao invés de buscar algo mais complexo com o jogo, o matemático Alexey Pajintov resolveu simplificar o esquema trabalhando com peças formadas por quatro quadrados.
A partir desse momento, estava sendo criado o popular jogo “tetris”, que leva o nome justamente pela quantidade de quadrados que moldam o formato das peças. Já nessa época, os soviéticos transformaram a descoberta em um divertido jogo de tabuleiro popular em várias regiões do bloco socialista. Ao chegar em terras búlgaras, a novidade caiu nas mãos de um empresário inglês chamado Robert Stein, que logo quebrou a barreira do mundo popular e trouxe o jogo para o Ocidente.
No ano de 1988, o Tetris foi a mais nova aposta da empresa de videogames Nintendo. Já nos seus primeiros meses, o mercado nipônico absorveu três milhões de exemplares do jogo. E esse era apenas o começo de outras cifras estrondosas. Desde o início do mercado de jogos para celular, estima-se que o tetris fora baixado mais de 80 milhões de vezes. E, antes disso, milhares de videogames portáteis da marca Game Boy foram consumidos graças ao mesmo joguinho tentador.
Mesmo com os valores astronômicos que comprovam o seu sucesso, foi necessário que o matemático russo travasse a sua própria “Guerra Fria” para também usufruir dos louros e dos ganhos da sua invenção. Após uma extensa batalha judicial envolvendo empresas japonesas, russas e americanas, o matemático Pajintov conseguiu, em 1996, conquistar uma fatia dos lucros gerados pelo tetris.
As versões mais recentes do games incluem o Tetris para o iPhone da Apple, que pode ser adquirido na loja de aplicativos do iTunes. Além da versão arcade Tetris Splash para Xbox 360, com suporte a até seis jogadores em versão multiplayer, a Tetris Online - nova subsidiária da Tetris Company - lançou o Tetris Friends, que pode ser jogado online no Facebook ou no website homônimo, e está anunciando para os próximos meses (o outono do hemisfério norte) o lançamento do game Tetris Party para Nintendo Wii, com suporte para o "pad" do sistema sobre o qual o jogador pode se equilibrar.
Alexey não parou no Tetris. Criou outros jogos. Um exemplo é o Hexic, em que o jogador precisa rotacionar hexágonos coloridos e formar grupos da mesma cor para eliminá-los do tabuleiro. Lembra um pouco o esquema do igualmente viciante Collapse. Outro jogo criado por ele é o Hatris, em que chapéus substituem as peças de Tetris.
Tudo indica que a saga dos bloquinhos que descem não vai parar, ainda que as peças da vida real demorem muito mais tempo para se encaixar que as do jogo propriamente dito. Somente em 2005 os direitos de licenciamento foram todos reunidos sob a empresa oficial.




Fonte: O Globo
Veja também: Tetris vs Settlers of Catan (Parte 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário