sábado, 10 de abril de 2010

Devir Lança "O Escapista"

Michael Chabon é um escritores americanos mais celebrados de sua geração, de acordo com a revista The Virginia Quarterly Review . Seu primeiro romance, The Mysteries of Pittsburgh foi publicado quando ele tinha 25 anos de idade e o lançou em grande estilo no mundo da literatura. Em 1995, ele publicou um segundo romance, Wonder Boys, e, mais tarde, duas antologias de contos. Em 2000, ele publicou As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay que ganharia o prêmio Pulitzer de literatura em 2001. Além disso, o livro foi indicado para o National Book Critics Cicle Award e o PEN/Faulkner Award, no ano 2000.
O romance conta a história de dois personagens judeus, um artista checo chamado Joe Kavalier e um escritor nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, chamado Sam Clay, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Kavalier e Clay tornam-se figuras importantes na indústria americana de quadrinhos durante sua Era de Ouro. O período de tempo compreendido pelos eventos do romance é mais ou menos o mesmo da Era de Ouro dos quadrinhos americanos e começa pouco depois do lançamento do super-homem e terminam as audiências de Kefauver.
Muitos eventos do romance são baseados nas vidas de quadrinhistas famosos como Jack Kirby, Stan Lee, Jerry Siegel, Joe Shuster, Joe Simon, Will Eisner e Jim Steranko. Outras figuras históricas, como Salvador Dali, Orson Welles e Fredric Wertham representam pequenos papeis na história
O romance foi seguido de vários projetos relacionados, dentre os quais dois contos publicados por Michael Chabon, que dão a impressão der material escrito para o romance mas que acabou não sendo incluído, The Return of the Amazing Cavalieri, publicado na McSweeney's Quarterly Concern, em 2001, e Breakfast in the Wreck, publicado na Virginia Quarterly Review, em 2004. No mesmo ano, uma espécie de epílogo do romance foi publicado independentemente com o título A Postscript, no livro Zap! Pow! Bam! The Superhero: The Golden Age of Comic Books, 1938-1950. De 2004 a 2006, a Dark Horse publicou duas séries de histórias em quadrinhos do Escapista baseadas nas histórias do super-herói descritas no romance, algumas delas escritas pelo próprio Chabon.
O livro As Incríveis Aventuras do Escapista contém histórias escritas e desenhadas por Michael Chabon, Eric Wight, Howard Chaykin, Kevin McCarthy, Steve Lieber, Glen David Gold, Gene Colan, Scott Morse, Brian K. Vaughn, Roger Petersen, Harvey Pekar, Dean Haspiel, Jason Hall, Chris Offutt, Thomas Yeates e a última história desenhada por Will Eisner que conta como o Escapista e o Spirit se conheceram.
Mais informações: Devir

Nenhum comentário:

Postar um comentário