terça-feira, 18 de maio de 2010

A Janela de Esquina do Meu Primo

Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann é um dos maiores autores de terror e fantasia de todos os tempos. Sua obra influenciou autores como Alexandre Dumas e Edgar Allan Poe e Baudelaire, em seus poemas sobre Paris.
Inédito em português, o conto A janela de esquina do meu primo tem caráter autobiográfico e narra a história de um escritor inválido, preso em seu pequeno apartamento de esquina, cuja única abertura para o mundo é uma janela de onde ele observa toda a praça. Ao receber a visita de seu primo, os dois descrevem minuciosamente os tipos que frequentam e fazem suas compras na feira semanal na Gendarmenmarkt, principal praça de Berlim. Com olhar perspicaz e narrativa cinematográfica, o autor antecipa as questões urbanísticas e sociais das grandes metrópoles.
A edição inclui posfácio de Marcus Mazzari, que ressalta a obra como reveladora de questões primordiais para as sociedades modernas, e quarta capa de Modesto Carone, que situa o conto como uma das obras-primas de Hoffmann, responsável por introduzir o conceito de multidão na literatura ocidental.
O projeto gráfico traz ilustrações de Daniel Bueno, em colagens que recriam imagens de época e aparecem também recortadas nas margens do livro, como uma janela que se abre para a praça.
Autor: E. T. A. Hoffmann
Editora: Cosac Naify
Ilustração: Daniel Bueno
Tradução: Maria Aparecida Barbosa
Posfácio: Marcus Mazzari
Quarta capa: Modesto Carone
Apoio: Instituto Goethe de São Paulo




Resenha adaptada do site da Editora Cosac Naify

Nenhum comentário:

Postar um comentário