terça-feira, 26 de julho de 2011

Mastodon

Uma das bandas mais criativas do cenário americano atual.
O Mastodon lembra muito uma daquelas bandas finlandesas que misturam tudo para formar um som único. 
Formado em 2000 por Brann Dailor e Bill Kelliher, ambos membros das bandas Lethargy e Today Is the Day, que mudaram-se para Atlanta e conheceram Troy Sanders e Brent Hinds, membros da banda Four Hour Fogger em um show da banda de stoner metal, High on Fire
No mesmo ano gravam sua primeira demo, conhecida pelos fãs como 9 Song Demo. Esse CD-R era vendido em seus primeiros shows e ainda contava com o primeiro vocalista da banda, Eric Saner. Mais tarde, no ano de 2006, Eric Saner acabou deixando a banda devido a razões pessoais alguns meses após a gravação do que seria o primeiro álbum de estúdio. 


Acabaram assinando um contrato com a Relapse Records, no ano de 2001. Seu primeiro lançamento foi o EP Lifesblood, que foi bem recebido pela mídia e chamou a atenção para a banda. 
Em 2002, saiu o debut da banda, chamado Remission, que críticas positivas e arrebanhou um grande número de fãs. Após uma longa turnê de divulgação, tocando em vários festivais pelo mundo, e começaram a compor para o novo álbum. Em 2004, foi lançado Leviathan, um álbum conceitual, baseado no livro Moby Dick, do escritor Herman Melville. Em entrevista ao site Noisecreep, o baterista Brann Dailor definiu o disco como "um Led Zeppelin super pesado".

O estilo dos caras, que geralmente é classificado como Metal Progressívo, tem influências claras de Jazz e Folk. É o tipo de banda que normalmente não me chamaria  a atenção. Mas no caso deles a mistura ficou no ponto, lembrando uma Queens of Stone Age mais pesado. A banda já contou, inclusive, com a participação de Josh Homme no álbum Blood Mountain. 
Apesar da criatividade como elemento principal das composições a banda foge de rótulos mais "alternativos". Ao ser comparado com o Dream Theter em uma entrevista em 2005 o vocalista Brent Hinds soltou a seguinte resposta: "Eles se vestem de forma muito Gay. Olhe para eles: usam calças de couro baratas. O vocalista especialmente: ele tem essa coisa muito Gay com o seu cabelo. E mais, ele canta como uma porra de cantor de ópera e esse tipo de merda. O cabelo deles, as roupas, a música... eles são Gay!"
O bom humor é elemento recorrente da banda como pode ser visto no clip Deathbound a baixo. O clipe é um dos mais cruéis que já vi na vida. Não recomendado para crianças.
Integrantes
Troy Sanders - baixo e vocal (1999-presente)
Brent Hinds - guitarra e vocal (1999-presente)
Bill Kelliher - guitarra e backing vocal (1999-presente)
Brann Dailor - bateria e backing vocal (1999-presente)
Ex-Integrantes
Eric Saner - vocal (1999-2000)



Discografia
Remission (2002)
Leviathan (2004)
Call of the Mastodon (2006)
Blood Mountain (2006)
Crack the Skye (2009)
The Hunter (2011)


Ao Vivo
Live at the Aragon (2011)


EP
Slick Leg (2001)
Lifesblood (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário