quinta-feira, 21 de julho de 2011

Joe Sacco

O início do jornalismo em quadrinhos
por Telio Navega
Nascido em Malta e naturalizado americano, Joe Sacco criou um novo gênero de comunicação com os leitores ao levar o que aprendeu na faculdade de jornalismo para reportagens feitas em quadrinhos, principalmente em áreas de conflito, como a Bósnia.
Tudo começou em uma série sobre a Palestina, publicada originalmente pela editora Fantagraphics no período de 1993 a 1995. No Brasil, o material viria a ser publicado pela editora Conrad em dois livros: "Palestina: Uma nação ocupada" e "Palestina: Na Faixa de Gaza". Hoje esgotados, os títulos acabam de ser reunidos pela mesma editora em um só, de capa dura, e com mais de 20 páginas de extras, onde Sacco mostra as fotos de referência e explica um pouco de seu método de trabalho.
"Palestina - Edição especial" (Conrad) traz 328 páginas de jornalismo em quadrinhos e o preço salgado de R$ 69,90, mas é um trabalho de fôlego de um cara que revolucionou o modo de se contar uma história de não ficção. Em depoimento ao repórter Guilherme Freitas, do GLOBO, em entrevista publicada no suplemento Prosa & Verso, Sacco diz que "toda mídia tem seu ponto forte. Um fotógrafo está sempre em busca da imagem que capture tudo, que resuma a situação. Os quadrinhos não fazem isso, eles constroem uma atmosfera aos poucos".
O autor veio este ano ao Brasil participar da Feira Literária Internacional de Paraty.
Postado originalmente no blog Gibizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário