quarta-feira, 26 de maio de 2010

Zona Negativa Entrevista: Ovídio (Organizador do Bakudan)


Estamos às vésperas de um dos maiores e mais queridos eventos do circuito otaku manaura: O Bakudan Mix 2010.
Para entrar no "clima" da festa, realizamos uma entrevista com o organizador do evento, Ovídio Santos. Nessa pequeno questionário de 10 perguntas, Ovídio fala sobre a idéia inicial, o projeto para esse ano, sobre o público e etc.
Confira abaixo o resultado:

Zona Negativa: Como surgiu a idéia do Bakudan?
Ovídio: Em 2004, alguns alunos da UEA, que faziam o curso de japonês na Nippaku queriam se organizar para irem ao AnimeFriends do ano. Infelizmente não foi possível, então um deles, Eduardo Higa, juntamente com uma professora de lá, Mayumi Ikenaga, e mais umas 5 pessoas resolveram fazer um mini evento de anime na escola. Assim, nasceu o Bakudan.

ZN: Como foi escolhido o nome do evento e o que significa?
O: Na época, muitos dos integrantes gostavam do anime Yu Yu Hakusho, que tinha como tema a música Hohoemi no Bakudan. Como a idéia era fazer algo inovador, como uma "explosão" que produzisse um bom impacto para os fãs de anime. Daí o nome Bakudan (bomba, em japonês).

ZN: Qual a maior dificuldade em organizar um evento deste porte?
O: São vários os percalços durante a organização de eventos dessa natureza. Acredito que o maior deles é ainda o desconhecimento do público em geral do que se trata o evento. Até mesmo para produzir a propaganda, você tem que explicar muito bem o conceito do evento, para que o mesmo seja entendido e aceito.

ZN: Por que a opção deste ano por um evento gratuito?
O: A proposta do Bakudan inicialmente era realizar pelo menos um evento por ano. Como não pudemos realizar em 2009, ficamos em dívida com o público quanto a isso. Então, resolvemos dar esse presente para os fãs, que ficaram tanto tempo sem o Bakudan.

ZN: Com o evento gratuito, há o risco de perda de qualidade?
O: Definitivamente não. Temos um público fiel que preza muito pela qualidade dos eventos. Sacrificar a qualidade de um evento para baratear a entrada nunca será praticado.

ZN: O que o público deve esperar do Bakudam Mix 2010?
O: Diversão. Projetamos um evento para ser divertido e agradável. O grande objetivo do evento é ser um espaço confortável para estar com os amigos, se divertir e curtir os hobbies em comum.

ZN: Como você descreve o público Otaku e quais as principais características dele?
O: É um público em constante mudança como qualquer adolescente/jovem adulto. Nosso público é composto principalmente por jovens na idade do Ensino médio, fase da vida onde as principais mudanças acontecem. É a época em que ocorre as grandes descobertas, grandes amizades, e o Bakudan é uma ótima memória para se ter nessa fase da vida.

ZN: O que os pais dos participantes do evento devem esperar para seus filhos? Há algum canal de comunicação voltada para eles?
O:O espaço do evento é voltado para a família como um todo. Os pais são convidados a participarem com seus filhos do evento, pois não há melhor atividade recreativa a ser praticada, do que aquela que podemos fazer entre pais e amigos. Toda nossa mídia é voltada para os pais, uma vez que muitos dos frequentadores ainda dependem de autorização ou locomoção dos pais para irem ao evento.

ZN: Como você analisa o atual circuito de eventos voltados para o público jovem de Manaus? O: Estamos animados com o crescimento dos eventos do gênero, e temos um sentimento de trabalho bem feito. Sem dúvida o crescimento desse segmento é um ótimo indicador de que os eventos são bem aceitos pela cidade e que realmente tivemos uma boa idéia ao não deixar a cidade para termos nosso próprio evento recreativo!

ZN: Agradecimentos, recados, algo mais importante...?
O: Gostaria de agradecer a Zona Negativa pelo espaço e desejar a todos um bom divertimento nos eventos!






Postado por Sarah Gabriela

Um comentário:

  1. E um dia após a entrevista com o Sr° O,bakudan fecha suas portas para todo o sempre e eternamente deixará saudades naqueles que prestiagiaram um bom evento.

    ResponderExcluir