quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Volta do RPG Fighting Fantasy

Na década de 80, Steve Jackson (não confundir com o criador do GURPS) e Ian Livingstone produziram uma série de novelas interativas que deu origem ao cenário Fighting Fantasy. 
A popularidade da série de livros jogos Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas no Brasil) cujo primeiro título, "O Feiticeiro da Montanha de Fogo", havia sido lançado em 1982 no Reino Unido, levou ao lançamento do RPG em 1989 que foi publicado no Brasil em 1993.
Dungeoneer foi lançado em 1989 na Inglaterra. O livro foi escrito por Marc Gascoigne e Pete Tamlyn, e ilustrado por John Sibbick.
O modulo básico, chamado Dungeoneer, continha duas aventuras, a introdutória "A Torre do Feiticeiro" e uma aventura completa, "A Vingança do Feiticeiro". 

O segundo modulo saiu em 1990 e se chamava Blacksand. Nele eram apresentadas novas regras e era detalhado um dos mais importantes lugares do cenário; Porto Blacksand, no continente de Allansia. O livro de regras também citava outros continentes do mundo que foi batizado como Titan.
Alem dos dois, foram lançados no Brasil Out of The Pit ( livro de Criaturas) e Titan – O Mundo de Aventuras Fantásticas (livro de cenário). Além destes livros houve mais um

chamado Allansia, que nunca foi lançado em português.
Apesar do grande sucesso das aventuras solo da série Fighting Fantasy, a linha Advanced Fighting Fantasy não teve boa aceitação e foi cancelada ainda na metade dos anos 90.
Em 2010 a editora Cubicle 7 Entertainment
, que publica a versão em inglês do RPG Qin: The Warring States, em parceria com a Arion Games, anunciou o lançamento uma versão atualizada e revista do sistema, com previsão de lançamento para maio de 2011.
O Advanced Fighting Fantasy continuará a utilizar uma mecânica simplificada de jogo. Esta nova edição apresenta regras revisadas e reescritas por Graham Bottley.
As regras dos dois livros básicos da versão original serão compilados
em um único livro chamado simplesmente: Advanced Fighting Fantasy RPG, que terá 200 páginas e será publicado em preto e branco como a versão original.
Dois complementos clássicos também serão re-lançados simultaneamente com o livro de regras principais:
Out of the Pit, um livro de 128 páginas, detalhando 250 monstros do mundo de Fighting Fantasy.
O livro de cenário Titan, com 128 páginas de descrição do mundo de Fighting Fantasy.


Um comentário:

  1. Sou fãzaço d AF! Só espero q eles não se restrinjam à simploriedade dos sistemas anteriores, q só tinha HABILIDADE, ENERGIA e SORTE. Eu msm estou fazendo uma versão + sofisticada do AF, estou trabalhando sozinho na edição deste projeto há dois anos. Tomara q eles criem um bom sistema d jogo, talvez eu use alguma coisa dele no meu projeto, ou quem sabe ele fique tão bacana q eu não precise + trabalhar na minha regra. Só o tempo dirá.

    ResponderExcluir