terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Wicked


Nova série do canal ABC conta a biografia da Bruxa má do Oeste do livro "O Mágico de Oz".

A partir da década de 2000 a produção de minisséries praticamente desapareceu da TV aberta americana. Sua redução foi proporcional ao aumento do número de séries com histórias contínuas. Basicamente, este formato tem sido sustentado pela TV a cabo, com canais como o SyFy, a TNT ou a HBO, por exemplo, que tem produzido uma por ano. Ainda assim, muito pouco em comparação ao volume produzido na Inglaterra.
Mas é bem possível que a próxima década veja ressurgir esse formato na TV aberta americana, agora que o canal ABC anunciou o desenvolvimento do projeto de uma minissérie com base no livro “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”, de Gregory Maguire. A mesma obra já foi utilizada como base para a produção de um musical da Broadway, de Stephen Schwartz e Winnie Holzman, que estreou em 2003. Se o investimento da ABC for um sucesso, poderá dar início à uma nova ‘leva’ de minisséries.
O roteiro está a cargo de Erik Jendresen, de “Band of Brothers”. A produção dos oito
episódios será da ABC Studios em parceria com a Ventanarosa Productions, empresa da atriz Selma Hayek e Jose Tamez, de “Ugly Betty”.
Publicado em 1995, o livro tem como base a história de “O Mágico de Oz”. Na história, é narrada a ascensão da Bruxa má do oeste, que seria derrotada por Dorothy.
Em uma época em que o Homem de Lata é vítima de violência doméstica e os pequenos Munchkins buscam criar uma sociedade estável, nasce uma menina verde batizada com o nome de Elphaba. Inteligente, mas incompreendida, a futura bruxa má do Oeste desafia os preconceitos da sociedade da época que separam as pessoas entre boas e más.
O sucesso da obra gerou a publicação de um segundo livro em 2005, com o título de “Son of a Witch”, o qual é situado após os fatos ocorridos em “O Mágico de Oz”, centrado na figura de Liir, filho de Elphaba.
Esta é a segunda tentativa de se produzir uma minissérie com base no livro de Maguire. A primeira ocorreu em 2009, quando o autor vendeu os direitos para rede ABC, que acabou engavetando o projeto.
Curiosamente, o musical da Broadway, adaptado do livro, ganhará uma versão cinematográfica pela Universal, com lançamento previsto para 2012 ou 2013.



Publicado Originalmente no blog Temporadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário