quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cuba: Uma revolução

Através da Graphic Novel auto-biográfica da cubana Inverna Lockpez o leitor tem a chance de conhecer a Revolução Cubana de uma forma intensa, com imagens, muita emoção e autenticidade.
A visão de Inverna e suas experiências são exploradas pelo trabalho conjunto de Dean Haspiel e José Villarubia apresenta uma Cuba clássica, nostálgica e ao mesmo tempo trágica pelas coisas esquecidas ou deixadas pra trás na história daquela nação.
Algo fantástico da obra Cuba: My Revolution é que Inverna não parte para clichês e nem tenta construir idealizações ou slogans de guerrilha, mas sim aprofunda-se em caracterizações honestas e reais mostrando o futuro de sua amada nação como vista por alguém que sobreviveu à revolução naquela época e examinando muitos aspectos da sociedade cubana, seja pela carreira militar, ambições pessoais, laços familiares e a experiência militar sob muitos aspectos e dimensões diferentes.
A obra de 144 páginas com um acabamento muito luxuoso, faz parte de uma iniciativa da Vertigo, selo adulto da DC Comics, de publicar histórias de artistas de outros países sejam elas biográficas ou visionárias sobre suas nações e experiências de vida para a cultura americana conhecer. Dentre elas estão a já esgotada e muito elogiada Daytripper dos brasileiros Gabriel Bá e 
Fábio Moon e Como entender Israel em 60 dias ou menos... em quadrinhos
da jornalista, escritora e artista Sarah Glidden, que viveu nas cidades de Tel Aviv, Masada, Jerusalém e muitos outros locais históricos. São projetos tentadores que não possuem tanta viabilidade comercial mas um reconhecimento artístico e um prestígio quase imensurável para a editora que desde então vem virando notícia constantemente em jornais internacionais e outras mídias que até então não cobriam a área dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário