domingo, 2 de janeiro de 2011

Vocaloid



Vocaloid é um software sintetizador de voz desenvolvido pela Yamaha desde 2003, em parceria com uma universidade espanhola. Não foi lançado como produto da Yamaha, mas como um pacote de produtos.
Os primeiros Vocaloids, Leon e Lola, foram feitos pelo estúdio Zero-G em 3 de março de 2004,ambos sendo anunciados como "Virtual Soul Vocalist". Fizeram sua primeira aparição no NAMM Show em 15 de Janeiro de 2004. Naquele mesmo ano, Crypton Future Media também desenvolveu o primeiro "Vocaloid Meiko" (imagem). Leon, Lola, Miriam e Meiko foram sucessos de venda. Com o crescente interesse nos produtos da linha, Zero-G começou a se preocupar mais com a arte-finalização de seus produtos.
Vocaloid tem apenas 5 bancos de vozes (3 em inglês e 2 em japones), o que torna o alcance das vozes um tanto limitado. Com um pouco de edição das vozes, é possível aumentar as possibilidades
Tanto a versão em inglês quanto na em japonês tem a interface em inglês.

Hatsune Miku
A primeira "diva" de Vocaloid. Antes dela, programa era apenas um software obscuro. Nico Nico Douga desempenhou um papel fundamental no reconhecimento e popularidade do software. Logo após seu lançamento, os usuários do Nico Nico Douga (um site japonês de compartilhamento de videos) começou a postar vídeos com músicas criadas pelo software. De acordo com a Crypton, um vídeo com Miku segurando um alho-poró, cantando levana Polkka, apresentou múltiplas possibilidades de aplicação do software de criação multimídia conteúdo. Como reconhecimento e popularidade cresceu, Nico Nico Douga se tornou um lugar para colaborar criação de conteúdo. As músicas desenvolvidas por um usuário poderia ter animações em 2D e 3D, e remixes de outros usuários.
Como um Vocaloid japonês, ela não foi desenvolvida paa cantar músicas em outras línguas. Miku não tem banco de voz em inglês. Esse é o motivo pelo qual ela é conhecida pelo seu sotaque forte japonês quando canta. Mesmo um usuário experiente pode levar horas para faze-la cantar em inglês, de uma forma inteligível. E se consegue, ela acaba soando como uma senhorinha.

O banco de vozes em inglês vai adicionar uma oitava voz as possibilidades de Miku. De acorodo com fontes oficiais, a sua voz será "fofa". A extensão da voz em inglês ainda é desconhecida.
Miku já tem 7 bancos de voz disponíveis:
MIKU Append SWEET : French Pop, Ballard, Electronica
MIKU Append DARK : Ballad, Jazz, Falk, Ambient
MIKU Append SOFT : Soft Rock, Ballad, Falk, Ambient
MIKU Append LIGHT : Pop, Rock, Dance, Techno Pop
MIKU Append VIVID : Pop, Techno Pop, Trad
MIKU Append SOLID : Pop, Rock, Dance, Electro


Já foram lançados 10 cds de Hatsune Miku, entre eles supercellRe:package etc, sendo algumas das canções mais notáveis Black★Rock Shooter, Packaged, Melody.exe (abaixo), 1/6 (Out of The Gravity) e outras.


Mais Informações:
Vocaloid Wikia (em inglês)


Postado por Sarah

Um comentário:

  1. WOW, este post tem bastantes infos sobre o tal do Volcaloid que eu não conhecia direito. /hihi

    Agradeço pelo post, ficou bem informativo, gracias!

    ResponderExcluir