segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os Simpsons Ganha Abertura por Banksy

Artista de rua britânico usa metalinguagem para satirizar a produção da série.

Obra de Banksy com referência a Guerra do Vietnã

O famoso e polêmico artista de rua britânico Banksy foi convidado pela produção de Os Simpsons para realizar uma das aberturas do desenho animado. É a primeira vez que um artista consagrado é convidado para colaborar no programa. O resultado é tão contestador e político que não dá para entender como a conservadora 20th Century Fox permitiu sua exibição ontem, 10 de outubro, nos EUA.
São quase dois minutos de um discurso sobre a exploração da mão de obra barata na produção da própria série e seus produtos (recentemente foi revelado que parte da animação de Os Simpsons é realizada na Coréia do Sul, onde animadores recebem 1/3 do salário que receberiam nos EUA). O humor, claro, não foi esquecido, com pandas escravizados, gatinhos fofos usados como recheio de pelúcias e até um unicórnio decrépito sendo usado para fazer os furos dos DVDs.
"Isso é o que você ganha quando terceiriza", brincou o produtor de Os Simpsons Al Jean sobre a abertura.

A série está atualmente em seu vigésimo segundo ano. "MoneyBart", o episódio que contou com a participação de Banksy, foi o terceiro desta temporada.

Adaptado da material postada no site Omelete.
O artista
Banksy é um artivista de rua que tem como uma das suas principais marcas de trabalho a criação de pequenas intervenções que geram grandes repercussões.
Suas obras são carregadas de conteúdo social, expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.

Recentemente, trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.
Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.
Atualização: A abertura foi retirada do youtube e de tão comentada chegou nos TTs do Twitter
Abaixo link para matéria da BBC Brasil com a seqüencia de abertura:


Para saber mais sobre o artista: Fashion Bubble
Para saber mais sobre a foto no inicio da matéria: Fotos que abalaram o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário