quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Akira Kurosawa

Considerado um dos maiores cineastas do Japão, Akira Kurosawa completaria 100 anos em 2010
Em 1936, respondendo a um anúncio de jornal que recrutava aprendizes para trabalhar em cinema, ingressou no estúdio de Kajiro Yamamoto, um conhecido diretor japonês. Durante cinco anos colaborou como roteirista e diretor nos filmes de Yamamoto.
Kurosawa estreou no cinema em 1943, com o filme "Sugata Sanshiro", que incluía uma complexa seqüência de lutas marciais. No fim da década de 1940, passou a realizar os filmes que o tornaram um dos cineastas mais respeitados da história do cinema. Mestre dos filmes históricos de samurai, realizou obras como "Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre" , "Rashomon", que recebeu o Leão de Ouro no festival de Veneza, "Os Sete Samurais" e "Trono Manchado de Sangue".
Após passar por um período de dificuldades pessoais e profissionais, realizou "Dodeskaden", um filme marcado por enorme pessimismo. Pouco depois, tentou o suicídio. Recuperou-se, porém, e sua carreira retomou novo impulso em 1975, com o lançamento de "Dersu Uzala". O filme, uma co-produção com a União Soviética, recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Kurosawa renovou seu prestígio e passou a contar com novos recursos e o apoio de cineastas como Francis Ford Coppola e Martin Scorcese.
Akira Kurosawa deixou sua marca no cinema por uma tocante humanidade, caracterizada pela paixão pela cultura japonesa, pela intensa plasticidade e pelo perfeccionismo com que dirigia os atores.
"Kagemusha, a Sombra do Samurai", lançado em 1980, obteve grande sucesso, recebendo a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em 1985 estreou o filme considerado a obra prima de Akira Kurosawa, "Ran", inspirado na obra Rei Lear, de William Shakespeare. Com este filme obteve vários prêmios, entre eles a Palma de Ouro em Cannes e o César de Melhor Filme Estrangeiro.
Lançou em 1990 "Sonhos" e no ano seguinte "Rapsódia em Agosto". O último filme dirigido por Kurosawa foi "Depois da Chuva", concluído postumamente por seu discípulo Takashi Koizumi. O mestre morreu aos 88 anos.
A 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro, presta homenagem ao cineasta japonês - que completaria 100 anos em 2010 -, com a exibição do filme “Rashomon” e uma exposição de desenhos do mestre, no Instituto Tomie Ohtake.
Além de Rashomon, os filmes japoneses que participam da mostra são: “A Fábrica De Tigres”, “Sobre seu Irmão”, “Depois de Todos Esses Anos”, “Air Doll”, “Caterpillar”, “História de Kyoto”, “Lost Paradise In Tokyo”, “Memórias De Uma Adolescente Amnésica”, “O Ultraje” e “Símbolo”.


O texto acima foi compilado de uma matéria publicado originalmente no sita da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário