domingo, 17 de outubro de 2010

Don LaFontaine

Você pode não conhecer o nome, e provavelmente não reconhece o rosto, mas sem dúvida você já ouviu a voz de Don LaFontaine.
Ele foi o profundo e sombrio barítono por trás de incontáveis traillers de filmes, dos quais foi o criador de vários clichés como “in a world...” (“Em um mundo...") e “Nowhere to run, nowhere to hide" (algo como "Sem ter pra onde ir ou onde se esconder"), frases copiadas e parodiadas por vários artistas.
Sua filosofia era que “você (o narrador) tem que acreditar no que você está lendo, mesmo que você ache que o filme em questão é um pedaço de lixo. (...) Até o pior filme é o favorito de alguém, e é com esse fã que eu estou sempre falando
Apelidado de "Garganta de Trovão" e "A Voz de Deus", LaFontaine pode parecer, pela voz, com um veterano de guerra com 2,10m de altura, mas na vida real, era um senhor de 1,76m, careca e com belas sobrancelhas estilo Sean Connery.
Seu tom de voz normal era claro e firme, mas quando ele ligava A Voz, era quase como se Jeová - O Próprio - estivesse te dando ordens através das nuvens, “Eu acho que há uma parte da minha voz que vive na sua própria frequencia de alcance” disse LaFontaine. “Eu posso estar sussurrando, e minha voz vai ainda vai soar como uma explosão de automóvel”


Trailer de Metal Gear Solid 4
Começou sua carreira como engenheiro de gravação. Ele se tornou um narrador de traillers quando, em 1964, ele substituiu um ator que não poderia terminar o comercial de um filme de Velho Oeste, chamado Gunfighters of Casa Grande. Os diretores adoraram o seu estilo melodramático, em 1970 LaFontaine era o narrador de traillers mais imitado em Hollywood.
Ele via a si mesmo como um contador de histórias, e possuia uma verdadeira reverencia pelo poder das palavras. Ao falar da primeira vez em que leu Cyrano de Bergerac, quando era jovem, disse: “Desde lá, eu me encantei pelas palavras. Mas nós não temos mais grandes oradores, pessoas que possam se por de pé e inspirar aos outros.”
Lafontaine também colocou a voz em centenas de anúncios para companhias como General Motors, Ford, McDonald's ou Coca-Cola, além de propagandas de vários jogos.
Trailer de O Exterminador do Futuro 2

Infelizmente, sua voz se calou quando em 2 de setembro de 2008 veio a falecer, vítima de um pneumotórax (mal caracterizado pelo acúmulo de ar na cavidade pleural, gerado por lesão ou doença). Mas sua voz sempre será a primeira que virá a nossa mente quando pensarmos em traillers americanos.
"Coming Soon..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário