Os primeiros anos
Hayao Miyazaki nasceu no bairro Akebono, subdistrito Bunkyo, na cidade de Tóquio, em 5 de janeiro de 1941. Segundo dos três filhos de Katsuyiki Miyazaki. Em plena Segunda Guerra Mundial, o pai de Hayao trabalhava em uma fábrica, a Miyazaki Planes, de propriedade do tio do animador e irmão de Katsuyiki, que construía lemes para aviões. A mãe de Miyazaki era uma mulher muito reservada e inteligente: Shirou Miyazaki, irmão mais novo do animador, comentou uma vez que a personagem Dola, de Laputa: Castle in the Sky, lembrava muito sua mãe, não pelo visual, mas pela personalidade.
Durante seu último ano de colegial que Hayao assiste o primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakuja Den, dirigido por Yabushita Taiji, uma produção da Toei Animation (Toei Douga), e fica interessado em animação. Sua experiência com desenhos se resumiam a diversas artes de aviões e aeronaves (influenciado pelo trabalho do pai) mas nunca havia se preocupado em desenhar pessoas, o que o deixou meio preocupado. Após se formar na Toyotama High, Hayao ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia, em 1959. Lá, participou de um clube de pesquisa de literatura infantil, algo bem parecido com um grupo de fãs de quadrinhos.
O início da carreira
Miyazaki se forma com habilidades em Ciências Políticas e Economia em 1962, e logo após consegue um emprego na Toei Animation. Em 1963, depois de três meses de treinamento, Hayao começa a trabalhar na Toei como intervalador, cuja função é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes, ou key animators. Seu primeiro trabalho é no longa-metragem Watchdog Bow Wow. Ao terminar o trabalho no filme, foi animador a participar da série de TV Wolf Boy Ken.
1964 foi um ano determinante na vida de Miyazaki: além de ter se tornado Secretário-Chefe do sindicato trabalhista da Toei (além de continuar com seu trabalho de animador), ele começou a namorar com a colega de trabalho Akemi Ota, além de sua relação com Isao Takahata, outro colega de trabalho e vice-presidente do sindicato trabalhista, se solidificar ainda mais. Quando a produção do longa animado Prince of the Sun começou, em 1965, Hayao ofereceu voluntariamente seus trabalhos ao diretor, Takahata. Já prevendo que a televisão tomaria conta dos trabalhos da empresa a partir de agora, Miyazaki fez um pacto com Isao e com Yasuo Otsuka (diretor de animação do longa) para terminar a produção do filme juntos, não importando o tempo que levasse. 1965 também marcou o casamento de Hayao com Akemi, que mudaram para Higashi-Murama, em Tóquio. O primeiro filho do casal nasceu em 1967. Prince of the Sun foi finalmente lançado em 1968. Logo após, Miyazaki e Ota já estavam trabalhando em outra produção, Puss in Boots, onde Hayao já ocupava o cargo de key animator.
O ano de 1969 contou com o nascimento do segundo e último filho do casal, além do início dos trabalhos no longa The Flying Ghost Ship, que contou novamente com Miyazaki como key animator.
A saída da Toei
Em 1971, Hayao deixou a Toei para se juntar a Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro. A partir desse período, Miyazaki fez diversas viagens ao exterior seja para comprar os direitos de alguma obra - ele e o presidente da Tokyo Movie Yutaka Fujioka tentaram obter os direitos da personagem Pipi Meias-Longas, o que acabou não acontecendo - ou para visitar locações que serviriam de base para seus novos animados. Em 1973, a trinca Miyazaki/Takahata/Otabe deixa a A-Pro e entraram na Zuiyo Pictures. Na nova produtora, Miyazaki viajou mais duas vezes ao exterior: para a Suíça, ele foi se inspirar para desenvolver os cenários e montar as cenas do longa Heidi: Girl of the Alps; em 1975, ele viajou para a Itália e para a Argentina para se preparar para Three Thousand Miles in Search of Mother.
Em 1978 que Hayao ganhou a direção de sua primeira série de TV, Future Boy Conan (Mirai shônen Conan) e, em 1979, ele dirigiu seu primeiro longa, Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, para a produtora Tokyo Movie. Em 1980, Hayao Miyazaki trabalhava como instrutor para novos animadores na produtora Telecom. Foi usando como pseudônimo o nome da empresa onde trabalhava que Miyazaki foi creditado como diretor dos episódios 145 e 155 da série animada Lupin III.
O sucesso de Nausicaä e o nascimento do Studio Ghibli
Em 1982, enquanto trabalhava em seus filmes, Miyazaki escreveu e desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika, mais conhecido internacionalmente como Nausicaä of the Valley of the Wind. Utilizando alguns elementos que são considerados sua marca registrada em outros animados - o gosto pela aviação, ecologia e suas consequências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o diretor a preparar a versão animada de sua própria série de quadrinhos japoneses. Produzido por Isao Takahata e animado pela produtora Topcraft, o anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata abrir seu próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli (Sutajio Jiburi), no bairro Suginami, em Tóquio. O sucesso de Nausicaä veio em um momento delicado da vida de Miyazaki: em 1983, um ano antes do lançamento do anime, a mãe de Miyazaki falecera, aos 71 anos. A partir daí, Miyazaki começou a se dedicar a escrever e dirigir longas-metragens, e o sucesso alcançado com Nausicaä só se fazia aumentar: Laputa: Castle in The Sky (Tenkû no shiro Rapyuta, 1986) foi a primeira produção do estúdio, seguido por Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988), Kiki's Delivery Service (Majo no takkyûbin, 1989), Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) e On Your Mark (1995). Vale notar que Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994.
Parceria com a Disney e sucesso internacional
Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como "anime" e "mangá", a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do diretor. Com isso, foi fechado entre a Disney e o Estúdio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial (incluindo Japão, mas excluindo a Ásia) em vídeo (DVDs não estão incluídos) de todos os longas animados do Estúdio Ghibli, sem falar na distribuição mundial nos cinemas daquele que lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo: Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997). A história de Princesa Mononoke mais uma vez mostra a ecologia como plano de fundo para a busca do Príncipe Ashitaka para curar uma maldição que o consome. O filme se tornou a maior bilheteira da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. - O Extraterrestre (e ficou na primeira posição até Titanic estrear em terras nipônicas). O filme levou diversos prémios no Japão e em outros festivais internacionais. E foi após Mononoke que Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria. Mas o sucesso o chamou de volta para dirigir A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Agora com um certo nome internacional e com a força da distribuição mundial nas mãos da Disney, o filme faturou mais prémios internacionais (incluindo o Oscar de melhor longa-metragem animado em 2003) e foi sucesso por onde passou. Em 2005, chegou aos cinemas O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro, 2004), com mais prémios (como a indicação ao Oscar de melhor animação) e uma bilheteira de arrasar ao redor do mundo. Mesmo assim, Hayao Miyazaki ainda está longe de ser reconhecido, principalmente no ocidente, como seu colega de profissão Walt Disney. Com diferentes posições ideológicas quanto a seus filmes, o amor incontestável pela arte da animação está claro em seus filmes, e é apenas questão de tempo para que Miyazaki consiga alcançar a popularidade da qual já desfruta em seu país natal.
Adaptado da Wikipedia
Durante seu último ano de colegial que Hayao assiste o primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakuja Den, dirigido por Yabushita Taiji, uma produção da Toei Animation (Toei Douga), e fica interessado em animação. Sua experiência com desenhos se resumiam a diversas artes de aviões e aeronaves (influenciado pelo trabalho do pai) mas nunca havia se preocupado em desenhar pessoas, o que o deixou meio preocupado. Após se formar na Toyotama High, Hayao ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia, em 1959. Lá, participou de um clube de pesquisa de literatura infantil, algo bem parecido com um grupo de fãs de quadrinhos.
O início da carreira
Miyazaki se forma com habilidades em Ciências Políticas e Economia em 1962, e logo após consegue um emprego na Toei Animation. Em 1963, depois de três meses de treinamento, Hayao começa a trabalhar na Toei como intervalador, cuja função é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes, ou key animators. Seu primeiro trabalho é no longa-metragem Watchdog Bow Wow. Ao terminar o trabalho no filme, foi animador a participar da série de TV Wolf Boy Ken.
1964 foi um ano determinante na vida de Miyazaki: além de ter se tornado Secretário-Chefe do sindicato trabalhista da Toei (além de continuar com seu trabalho de animador), ele começou a namorar com a colega de trabalho Akemi Ota, além de sua relação com Isao Takahata, outro colega de trabalho e vice-presidente do sindicato trabalhista, se solidificar ainda mais. Quando a produção do longa animado Prince of the Sun começou, em 1965, Hayao ofereceu voluntariamente seus trabalhos ao diretor, Takahata. Já prevendo que a televisão tomaria conta dos trabalhos da empresa a partir de agora, Miyazaki fez um pacto com Isao e com Yasuo Otsuka (diretor de animação do longa) para terminar a produção do filme juntos, não importando o tempo que levasse. 1965 também marcou o casamento de Hayao com Akemi, que mudaram para Higashi-Murama, em Tóquio. O primeiro filho do casal nasceu em 1967. Prince of the Sun foi finalmente lançado em 1968. Logo após, Miyazaki e Ota já estavam trabalhando em outra produção, Puss in Boots, onde Hayao já ocupava o cargo de key animator.
O ano de 1969 contou com o nascimento do segundo e último filho do casal, além do início dos trabalhos no longa The Flying Ghost Ship, que contou novamente com Miyazaki como key animator.
A saída da Toei
Em 1971, Hayao deixou a Toei para se juntar a Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro. A partir desse período, Miyazaki fez diversas viagens ao exterior seja para comprar os direitos de alguma obra - ele e o presidente da Tokyo Movie Yutaka Fujioka tentaram obter os direitos da personagem Pipi Meias-Longas, o que acabou não acontecendo - ou para visitar locações que serviriam de base para seus novos animados. Em 1973, a trinca Miyazaki/Takahata/Otabe deixa a A-Pro e entraram na Zuiyo Pictures. Na nova produtora, Miyazaki viajou mais duas vezes ao exterior: para a Suíça, ele foi se inspirar para desenvolver os cenários e montar as cenas do longa Heidi: Girl of the Alps; em 1975, ele viajou para a Itália e para a Argentina para se preparar para Three Thousand Miles in Search of Mother.
Em 1978 que Hayao ganhou a direção de sua primeira série de TV, Future Boy Conan (Mirai shônen Conan) e, em 1979, ele dirigiu seu primeiro longa, Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, para a produtora Tokyo Movie. Em 1980, Hayao Miyazaki trabalhava como instrutor para novos animadores na produtora Telecom. Foi usando como pseudônimo o nome da empresa onde trabalhava que Miyazaki foi creditado como diretor dos episódios 145 e 155 da série animada Lupin III.
O sucesso de Nausicaä e o nascimento do Studio Ghibli
Parceria com a Disney e sucesso internacional
Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como "anime" e "mangá", a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do diretor. Com isso, foi fechado entre a Disney e o Estúdio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial (incluindo Japão, mas excluindo a Ásia) em vídeo (DVDs não estão incluídos) de todos os longas animados do Estúdio Ghibli, sem falar na distribuição mundial nos cinemas daquele que lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo: Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997). A história de Princesa Mononoke mais uma vez mostra a ecologia como plano de fundo para a busca do Príncipe Ashitaka para curar uma maldição que o consome. O filme se tornou a maior bilheteira da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. - O Extraterrestre (e ficou na primeira posição até Titanic estrear em terras nipônicas). O filme levou diversos prémios no Japão e em outros festivais internacionais. E foi após Mononoke que Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria. Mas o sucesso o chamou de volta para dirigir A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Agora com um certo nome internacional e com a força da distribuição mundial nas mãos da Disney, o filme faturou mais prémios internacionais (incluindo o Oscar de melhor longa-metragem animado em 2003) e foi sucesso por onde passou. Em 2005, chegou aos cinemas O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro, 2004), com mais prémios (como a indicação ao Oscar de melhor animação) e uma bilheteira de arrasar ao redor do mundo. Mesmo assim, Hayao Miyazaki ainda está longe de ser reconhecido, principalmente no ocidente, como seu colega de profissão Walt Disney. Com diferentes posições ideológicas quanto a seus filmes, o amor incontestável pela arte da animação está claro em seus filmes, e é apenas questão de tempo para que Miyazaki consiga alcançar a popularidade da qual já desfruta em seu país natal.
Adaptado da Wikipedia
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