segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Desenhista do Pato Donald Morre aos 77 anos

Aos 77 anos, "Vicar" faleceu de leucemia, informou sua família. 


O desenhista chileno Víctor Arriagada Ríos, que desde os anos 70 ilustrava para o mercado europeu os quadrinhos do Pato Donald, morreu nesta terça-feira em Santiago. Nascido em Santiago em 1934, nunca parou de desenhar apesar das dores causadas pela doença, revelaram familiares. 
Nos anos 60, Arriagada radicou-se em Barcelona, mudança que permitiu trabalhar para importantes revistas espanholas de humor até ser contratado para desenhar o Pato Donald para o mercado alemão e escandinavo, o que fez até a morte. 
Ele trabalhou por mais de 35 anos para a Disney e até o próprio Carl Barks, criador do personagem, o destacou como o melhor desenhista do Pato Donald. Em 2007 foi convidado a participar de uma homenagem mundial a Albert Uderzo, desenhista francês famoso por ter criado, em parceria com René Goscinny, o personagem Asterix. O encontro colocou Pato Donald no mundo de Asterix. "Sem dúvida, ele foi o que melhor desenhou o pato (Donald), eu o ajudei por algum tempo, mas não consegui porque era muito complexo, muito acadêmico", comentou a imprensa local o também desenhista chileno Hernán Vidal (Hervi). 

No Chile, ficou conhecido como colaborador das extintas revistas "Mampato" e "El Pingúino" e autor de "El Huaso Ramón", um popular personagem que criou durante sua estadia na Espanha. Na semana passada, ele jantou com amigos, entre eles o também desenhista Carlos González (Charles). No dia seguinte, o filho de Arriagada contou a Charles "que estava perdendo as esperanças" e depois o próprio Vicar pediu "que rezasse" por ele. 
"Vicar combinava o desenho e o humor de forma muito talentosa", comentou outro de seus amigos, o desenhista Percy Eaglehurst (Percy). No ano passado, a Corporação Cultural de Las Condes de Santiago montou uma exposição percorrendo sua trajetória. "A mostra foi como uma injeção de vida para Vicar. Ele continuou desenhando até o fim, sempre lúcido. Mas já não resistia às dores. Estamos tristes, mas sabemos que está descansando", assinalou seu irmão, Fernando Arriagada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário