segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jogos Ajudam Estudantes a se Preparar Para o Enem

Imagine-se guiando uma civilização durante os séculos ou administrando uma nação nos dias de hoje, equilibrando-se entre o desenvolvimento econômico e o ecologicamente correto.
Desafios como esses estão em jogos de computador, tabuleiro e cardgames e são mais uma ferramenta na preparação dos estudantes para as provas do Enem.
"Toda narrativa não linear, que seja visual, sonora ou imagética, e desenvolva o raciocínio, pode ajudar", afirma o especialista em educação, José Everaldo Nogueira Júnior.
O desenvolvedor de games Fabiano Onça cita como exemplo o Civilization, jogo de estratégia em que o participante acaba aprendendo um pouco de história geral.
"O jogo prende pelo enredo e pode levar o jogador a querer saber mais", diz.
Na internet, é possível encontrar jogos que estimulem o raciocínio, trabalhem temas contemporâneos e, de quebra, treinem o inglês.
Onça cita o Global Conflicts, jogo em inglês que trata da questão palestina, assunto que sempre pode estar presente no Enem. O Climate Change da BBC aborda política e ambiente.
De autoria do próprio Onça estão Green Peace Weather, cujo foco é a sustentabilidade; o Guia do Estudantes das Galáxias e o Bixo Evolução, ambos focados no Enem.
A matéria acima, postada no dia 20 de outubro pelo site da Folha de São Paulo, fala especificamente de jogos de computador e on-lines, mas, para quem quiser conhecer jogos de mesa com beneficios tão bons quanto os citados acima, recomendo meu outro blog sobre jogos de mesa: Strategos

O texto acima foi compilado de uma matéria publicado originalmente no sita da Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário