terça-feira, 19 de outubro de 2010

HQsim - Simpósio sobre Histórias em Quadrinho

A Universidade Federal do Amazonas realizará de 17 a 19 de novembro a primeira edição do Simpósio sobre Histórias em Quadrinho.
Consideradas a nona arte, as histórias em quadrinhos constituem um importante elemento na sociedade contemporânea. A união entre texto e imagem de forma simples passa a mensagem ao leitor rapidamente, tornando esta forma de arte muito eficiente e cativante. Os quadrinhos se utilizam destas características para transmitir informações, críticas sociais e entretenimento ao público.
Assim percebe-se a fundamental importância que os quadrinhos possuem na sociedade contemporânea, principalmente ao público infantil e adolescente. Esta forma de expressão muito valorizada atualmente envolve uma multiplicidade de discursos – jornalístico, publicitário e outros – e possui vertentes na área de artes, comunicação e design.
Neste sentido, o Simpósio sobre História em Quadrinhos (HQSIM) tem como objetivo abordar questões relacionadas com os quadrinhos: sua mudança do meio impresso para o digital e as respectivas mudanças nas suas linguagens visuais e textuais.
A temática do evento, assim, se faz relevante pelo crescente interesse e abrange áreas interdisciplinares, como Comunicação, Design, Artes Plásticas, dentre outros. Têm-se a intenção de reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos dessas áreas e aumentar o debate em torno do assunto.
Por fim, o evento tem como intenção apresentar as pesquisas em andamento dos discentes da Iniciação Cientifica e Pós-Graduação sobre a convergência dos quadrinhos.

Coordenação do HQSIM



Mais informações no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário