domingo, 23 de outubro de 2011

Crowdfunding

Todo mundo tem uma ou duas boas ideias de negócio que gostaria de tocar se tivesse apoio financeiro para transformá-las em realidade.
Crowdfunding é a denominação de iniciativas de financiamento colaborativas. 
Traduzindo, é uma ação de cooperação coletiva realizada por pessoas ou empresas que contribuem financeiramente, através de uma plataforma online, para apoiar projetos ou organizações.
Esse tipo de ação vem ganhando espaço no Brasil e no mundo. As pessoas investem em um projeto porque se identificam e tem a oportunidade de participar de algo grande, mesmo contribuindo com pouco. O Crowdfunding geralmente é organizado por faixas de contribuições relacionadas aos benefícios que o doador receberá em troca. Na maioria das vezes há um valor mínimo a ser alcançado num determinado tempo, e no caso desse valor não ser alcançado, o dinheiro é devolvido integralmente. 
Um exemplo, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.

Além dos projetos culturais, o crowdfunding é muito utilizado na Europa e USA para financiar startup de pequenos empreendedores, geralmente da área de Internet, e que necessitam de um pequeno capital de giro para iniciar suas operações. No Brasil não existe uma legislação especifica ainda, mas se o doador pessoa física pagar Imposto de Renda, ele pode descontar até 6% do IR devido, mas o projeto em questão, deve estar habilitado pela Lei Rounaet / Ministério da Cultura. 
O povo brasileiro, divulgando e praticando o crowdfunding, pode despertar algum interesse na criação de uma legislação especifíca para esse modelo de incentivo. 
Na área cultural também começaremos a ver muitos projetos sendo incentivados por crowdfunding, mas certifique-se de que a pessoa ou ONG que esta operacionalizando esse sistema é idônea e realmente tem um comprometimento com o projeto.
Aberta, estratégicamente, em janeiro, no maior evento de tecnologia do país: A Campus Party, a ferramenta tem o objetivo de se tornar uma referência em crowdfunding no Brasil. Um “kickstarter” brasileiro.
Além dela já há vários outros projetos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário