domingo, 13 de fevereiro de 2011

Art Spiegelman Vence o Grand Prize de Angouleme

Art Spiegleman se tornou o terceiro artista amaricano a ganhar o “Grand Prize” do International Comics Festival em Angouleme, o maior evento mundial de quadrinhos, que atraiu um público estimado de 200.000 visitantes à pitoresca cidade francesa no fim de semana retrasado. 
Will Eisner e Robert Crumb eram os únicos americanos que haviam recebido a maior honra do festival.  Ganhar o “Grand Prize” significa que Spiegelman se tornará o grande referencial do evento no ano que vem.
Spiegelman, que foi premiado pelo seu trabalho como editor e contribuidor em Raw Magazine, assim como pelo seu trabalho em Maus (Publicado com o mesmo nome no Brasil pela editora Conrad) foi muito humilde ao receber o prêmio. Falando com o público e realizadores do festival por telefone, ele disse, segundo a Agência Francesa de Imprensa: “Considerando minhas pobres habilidades, estou parecendo um pouco com o Presidente Obama recebendo o Prêmio Nobel da Paz.
É uma honra imensurável. Aprendi muito com os quadrinhos franceses. E como a minha esposa francesa disse quando soube da notícia: ‘Merde!’”
David Mazzuchelli, que deixou o mundo de quadrinhos mainstream (Batman Year One) pela incerteza da carreira independente, ganhou o prêmio “Grand Jury Prize” pela sua graphic novel Asterios Polyp (publicada pela Pantheon, nos EUA e no Brasil pela Editora Companhia da Letras). Gaza 1956 (publicada nos EUA com o nome de Footnotes in Gaza pela Metropolitan Books, sem publicação prevista no Brasil) de Joe Sacco ganhou o prêmio de não-ficção “Prix Regards Sur Le Monde”. Naoki Urusawa e Osamu Tezuka (o mesmo do Astro Boy) ganharam o p “Intergenerational Prize” por Pluto (Viz Media).
O prêmio “Album of the Year” foi para o artista italiano Manuele Fior pela sua obra Five Thousand Kilometers Per Second. O “Prix de la Serie” foi concedido a Fabien Nury e Sylvain Vallee por WW II-themed Il Etait Une Fois En France Vol.4 (Once Upon a Time in France). O artista belga Brecht Evens recebeu “Prix de L’Audace” pelo seu Les Noceurs, enquanto o francês Elodie Durand levou para casa o “Prix Revelation” por La Parenthese. Attilio Micheluzzi foi premiado com “Prix de Patrimoine” pela obra Bab-el-Mandeb, e a aventura de viagem no tempo Les Chrono Kids by Zep, Stan, and Vince levou o prêmio de melhor quadrinho infantil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário