sábado, 16 de abril de 2011

Adéle Blanc-Sec

Adéle Blanc-Sec é uma repórter parisiense, criada pelo quadrinista francês Jacques Tardi.
Nas suas aventuras, ela enfrenta cientistas loucos, seitas secretas, demônios, múmias egípcias trazidas de volta à vida e todo tipo de criatura estranha e maligna que a mente humana já tenha concebido (ou não).
A saga de Adele se iniciou em Adieu Brindavoine, que foi publicada de 1972 a 1973 na revista semanal Pilote. Ela contava as aventuras de um jovem fotografo na Europa em 1914 Chamado Lucien Brindavoine. A senhorita Blanc-Sec aparece numa bizarra odisséia que o leva ao Oriente Médio. Lá, ele encontra um milionário lunático, Otto Lindenberg, que está tentando encontrar um herdeiro valoroso para sua fortuna. A história termina com o começo da Primeira Guerra Mundial.
Um sequência tardia da trama, A Flor No Rifle, foi publicada em Pilote no ano seguinte e conta mais sobre as experiências e sofrimentos de Brindavoine durante a guerra.
Adieu Brindavoine dá o tom à saga de Adele.  Ele apresenta a combinação de realidade e eventos com boa pesquisa histórica, misturados a personagens ímpares e premissas estranhas. A temática e texto extremamente anti-bélicos e a visão anarquista são traços inerentes aos trabalhos de Tardi.
Essa mistura esteve ainda mais presente em O Demônio do Gelo, que foi publicada em um encadernado pela mesma editora de Pilote, a Dargaud em 1974. Nessa história, Tardi conta a história de um cientista louco chamdo Carlo Gelati e o seu forte secreto no mar, disfarçado de iceberg artificial. A história se passa em 1890's, e a arqui-inimiga de Gelati, Simone Pouffiot, é uma clara antecipação à Adele Blanc-Sec.
A primeira série de histórias próprias de Adele Blanc-Sec foi originalmente publicada no jornal Sud-Ouest em 1976. Ela foi posteriormente relançada como uma graphic novel pela editora belga Casterman.
Mais tarde, o quadrinho mensal A Suivre, também da editora Casterman começou a incluir histórias de Adéle.
Em 1976, Casterman publica as duas primeiras aventuras de Adele, que nos apresentam a personagem principal da série com detalhes: uma jovem escritora parisiense que não tem medo de beber como um homem, fumar como um homem, ou atirar como um homem. Sucesso imediato.
A série tem seu começo em 1911, quando uma seita parisiense de adoradores do demônio está realizando sacrifícios humanos. Adele interfere e eventualmente derrota o Culto. No final do 4° número da revista, Tardi traz de volta alguns personagens de O Demônio do Gelo, e ainda nessa edição Adele tem o coração fatalmente perfurado. Ela é então salva por um jovem cientista, que, com ajuda de Adele, salva Paris das trevas.
Numa entrevista, Tardi explicou que a “morte” de Adele se fez necessária pelo advento da Primeira Guerra Mundial.  Em O Segredo da Salamandra, Tardi faz uma correlação entre a história de Adele e as aventuras de Brindavoine, o que leva Adele a “ressucitar” em Novembro de 1918. O tema principal dessa história é a suja aliança entre o poder do dinheiro e do crime, personificado pelo nemesis de Brindavoine, Lindenberg, e a Máfia Americana.
Adele e Brindavoine são novamente perseguidos pelos seus velhos inimigos e investigam uma conspiração que os leva a descobrir as reais razões por detrás da Primeira Guerra Mundial, assim como a explicação para outros estranhos fenômenos ectoplásmicos.
Com O Mistério das Profundezas, a série vai ao ano de 1922, apresentando a irmã de Adele, Mireille Pain-Sec,e lença a heroína numa nova aventura.
Toda a saga de Adele Blanc-Sec forma uma história paralela oculta da Belle Epoque parisiense. De forma descontraída, os quadrinhos revelam segredos escondidos sob mascaras de eventos históricos, sempre explicando cuidadosamente como os fenomenos sobrenaturais eram escondidos pelos interessados na sua existência, geralmente os ricos e os poderosos. Adele é apenas uma de um grupo de personagens maravilhosos concebidos pela mente criativa de Tardi, cujos destinos se entrelaçam numa rede de eventos inacreditáveis.
As primeiras cinco história de Adele Blanc-Sec assim como Adieu Brindavoine foram traduzidas para o inglês por Randy & Jean-Marc Lofficier. Foram publicadas nos Estados Unidos em preto e branco pela Dark Horse's, e então saíram no formato graphic novels pela NBM.

Revistas próprias:
1. Adele et la Bete [Adele e a Besta] (1976)
2. Le Demon de la Tour Eiffel [O Demonio da Torre Eiffel] (1976)
3. Le Savant Fou [O Cientista Louco] (1977)
4. Momies en Folie [Mumias na Parada] (1978)
5. Le Secret de la Salamandre [O Segredo da Salamandra] (1981)
6. Le Noye a Deux Tetes [The Drowned Man With Two Heads] (1985)
7. Tous des Monstres [Todos são Monstros] (1994)
8. Le Mystere des Profondeurs [Os Mistérios das Profundezas] (1998)

Trabalhos relacionados à Adele:
Adieu Brindavoine ("Pilote" Nos. 680-700, 1973)
La Fleur au Fusil [A Flor no Rifle] (História de 10 páginas) ("Pilote" No. 743, 1974)
Le Demon des Glaces [O Demônio do Gelo] (1974)

2 comentários:

  1. Faltou dizer que há um filme sobre ela, lançado recentemente chamado As Múmias do Faraó (Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec), dirigido por Luc Besson.

    O filme até que é modesto, e divertido.
    Abrindo as portas para o fantástico mundo de Adèle

    ResponderExcluir
  2. Fizemos uma matéria sobre o filme. Segue o link: http://znloja.blogspot.com/2010/11/as-extraordinarias-aventuras-de-adele.html

    ResponderExcluir