domingo, 24 de abril de 2011

The Cardboard Valise

Ben Katchor está de volta com um novo trabalho, The Cardboard Valise, sua primeira Graphic Novel em 10 anos.
O cenário de Cardboard Valise é Outer Canthus, uma cidade exótica cujos destinos turísticos incluem “os belos quartos azulejados de Tensint Island” entre outras maravilhas. O personagem principal é Emile Delilah, um viajante louco, diagnosticado pelo medico da família como “xenófilo” ou alguém que tem “um amor mórbido por todos os país menos o seu.” Tristemente para Emile, a atração que ele possui para com o novo e exótico é sempre efêmera. Ele logo se cansa dos lugares novos quase tão rapidamente quanto consegue chegar até eles, e então a sua busca por “autenticidade”, tanto de experiências como de lugares, contínua num loop infinito.

O ponto central do quadrinho, segundo o próprio Katchor, é um viajante que facilmente se cansa dos lugares que visita, mas mesmo assim, conecta lugares e pessoas diferentes e que jamais se interligariam, não fosse alguém sedento por novidade (mesmo que essa sede dure apenas alguns instantes). “Emile funciona - diz Katchor - como uma carta. Eu estive pensando na desvalorização do papel, e de toda a cultura que o papel carrega consigo. Após 10 anos de conclusão de Cardboard Valise, eu perscruto a obra com essa nova visão. Não vejo mais apenas o turista, vejo os elos que ele forma, como uma carta enviada para o mundo.”
Ben Katchor é um cartunista americanomais conhecido por seu trabalho anterior Julius Knipl, Real Estate Photographer. Ele tem trabalhos postados com frequência no New Yorker e no New York Times e é ganhador do MacArthur Fellow, um prêmio dado a residentes nos Estados Unidos por inovações em diversas áreas de conhecimento humano e arte.
A Editora Pantheon disponibilizou para venda a versão e-book de Cardboard Valise em fevereiro deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário