sexta-feira, 16 de julho de 2010

Harvey Pekar Morre aos 70 anos

Após a morte de Frank Frazetta os quadrinhos americanos perdem mais uma de suas estrelas.
Faleceu às 01h do dia 12 de julho, aos 70 anos de idade o quadrinista Harvey Pekar. A causa da morte não foi divulgada, mas o policial que atendeu ao chamado da mulher do quadrinista afirmou que Pekar sofria de câncer de próstata, asma, pressão alta e depressão.
Em 1990 foi diagnosticado câncer linfático, o que o inspirou na HQ Our Cancer Year.
Ao lado de quadrinistas underground como Robert Crumb, Pekar começou a ter seus roteiros publicados e a fazer fama no circuito alternativo. Ambos se conheceram em 1962 e o autor do gato Fritz e Mr Natural dizia que Pekar era a alma de Cleveland. "Ele é apaixonado e articular. Ele é implacável. Ele é judeu. Aprecio a maneira como ele abraça toda aquela escuridão", declarou certa vez a um jornal.
O trabalho mais conhecido de Pekar é American Splendor, que carrega sua marca registrada de valorizar o heroísmo do homem comum, da classe trabalhadora, o humor da vida cotidiana. Em 1987 ele ganhou o American Book Award por sua primeira antologia da American Splendor e, em 2003, a vida do autor - da maneira como era retratada na HQ - rendeu o filme ""O Anti-Herói Americano", com o ator Paul Giamatti no papel principal que ganhou o Grande Prêmio do Júri de filmes dramáticos no prestigiado Sundance Film Festival.
Durante sua vida, Pekar também ficou famoso pela série de conversas que teve no talk-show de David Letterman. Durante a década de 1980 e começo dos anos 1990, ele realizou várias aparições no programa, sempre com o apresentador tirando sarro do mau-humor do quadrinista, que respondia com críticas ao corporativismo da emissora em que Letterman trabalhava.
No Brasil, a editora Conrad lançou o álbum Bob & Hary - dois anti-heróis americano, em parceria com Crumb. Pekar foi arquivista de hospital em Cleveland e crítico esporádico de jazz e passou rapidamente à condição de gênio das HQs modernas.


Fontes: JB Online e G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário