quinta-feira, 15 de julho de 2010

Carcassonne Vs Puerto Rico (Parte 2)

Criado por Andreas Seyfarth, e publicado em 2002 pela Alea na Alemanha e pela Rio Grande Games nos Estados Unidos, Puerto Rico foi eleito o melhor jogo de tabuleiro de todos os tempos pelos jogadores do site especializado Board Game Geek. O jogo é referência quando se fala em jogos de estratégia de mesa.
Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, que representa a ilha de Puerto Rico durante sua colonização. O objetivo é ganhar mais influência (pontos de vitória) com a metrópole, enviando para lá o maior número de mercadorias e/ou construindo mais "facilities" na ilha, tais como cais, depósito etc.
O jogo tem várias rodadas. Em cada uma delas, cada jogador escolhe uma das 7 diferentes funções e, em resultado dessa escolha, oferece a todos, em sentido horário, a ação associada a ela. O jogador que tem a carta do governador é quem começa. Ele escolhe uma das cartas de funções, coloca-a ao lado do seu tabuleiro individual, com a face virada para cima, e realiza a ação permitida pela carta. O jogador que escolhe o Capitão, por exemplo, manda suas mercadorias para a metrópole. Com o colono, os jogadores podem colocar novas plantações, as quais, com a ajuda do produtor, podem produzir mercadorias. Essas mercadorias, podem ser vendidas à casa do comércio através do comerciante ou, enviadas para todo o mundo através do capitão. Com o dinheiro ganho nas vendas das mercadorias, os jogadores, através do construtor, podem criar edifícios na sua cidade.
O objetivo de todos, no entanto, é um só: alcançar as maiores propriedades, para adquirir riqueza, poder e respeito!
O jogador que se encontra ao seu lado esquerdo, realiza também a ação permitida pela carta, e assim sucessivamente ao longo da mesa, no sentido dos ponteiros do relógio, até que todos os jogadores tenham realizado a ação dessa carta, uma vez.
O jogador que se encontra ao lado esquerdo do jogador que possui a carta do governador, recebe a carta do governador, tornando-se no primeiro jogador a iniciar a próxima jogada, e assim sucessivamente ao longo das várias jogadas que compõem o jogo.
E assim o jogo prossegue, até que acabem os colonos, ou acabem os pontos de vitória, ou não haja mais espaço para construções em qualquer tabuleiro individual. Vence quem tiver mais pontos de vitória, somando-se os pontos por construções.
Puerto Rico estará disponível para demonstração na loja em breve.
Atualização: O jogo já está disponível a partir de hoje dia 19/07/2010 para locação na loja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário