terça-feira, 20 de julho de 2010

Dark Shadows

Conheça a novela que serviu de inspiração para o novo projeto de Tim Burton.
No Brasil é conhecido pelo título "Na Escuridão da Noite" ou "Nas Sombras da Noite" é uma novela e não uma série, produzida nos anos 60. Nesta década, a TV americana começou a testar a audiência exibindo novelas no horário noturno.
"Dark Shadows" fez um enorme sucesso, gerando mais de 500 capítulos e uma legião de fãs que a cultuam até hoje, entre eles, Johnny Depp que admitiu em entrevistas que quando era criança sonhava em ser Barnabás Collins.
A novela trouxe uma abordagem gótica, contando a história de um homem, Barnabás (Jonathan Frid), que no ano de 1795 apaixona-se por uma jovem, Josette. Mas antes de conseguir conquistá-la, tem um caso com a acompanhante da jovem, Angelique. Esta, extremamente ciumenta e vingativa, não aceita ser trocada. Temendo pela vida de Josette, Barnabás engana Angelique deixando que ela pense que ele ficará com ela. Após várias reviravoltas, Barnabás finalmente livra-se de Angelique matando-a. Mas, esta, antes de morrer, joga-lhe um feitiço: ele jamais conseguirá viver com seu verdadeiro amor. É neste momento que ele é mordido por um morcego. Barnabás adoece e morre, resucitando como um vampiro. Ao descobrir sobre o filho, seu pai ordena que ele seja trancafiado em um caixão. Ele passa mais de um século preso até ser libertado no ano de 1967, quando reencontra a reencarnação de Josette. Mas, a maldição segue seu curso.
"Dark Shadows" foi gravada em videotape, tendo os primeiros episódios em preto e branco. Inicialmente, deveria abordar apenas o mistério de uma mansão e a busca de uma jovem por suas origens. Mas, a baixa audiência ameaçou a continuidade da novela que correu o risco de ser cancelada. Foi então que decidiram introduzir um novo personagem. Barnabás Collins, um vampiro de 170 anos de idade. Desta forma, "Dark Shadows" tornou-se precursora na abordagem de histórias sobre vampiros e lobisomens muito antes das séries começarem a explorar esses tipos de personagens como tema central, sendo uma das primeiras, a série "Kolchack: Demônios da Noite". Além deles, a novela também trabalhou com personagens de bruxas, fantasmas e monstros.
A utilização de viagens no tempo e universos paralelos também fizeram parte marcante da narrativa da novela, que permitiu que os atores principais pudessem interpretar personagens diversos ao longo da história. O sucesso da novela gerou dois filmes para o cinema: "Maldição das Sombras/House of Dark Shadows" (1970) e "Na Escuridão da Noite" ou "Nas Sombras da Noite/Night of Dark Shadows" (1971) produzidos pela MGM, já exibidos no Brasil, embora a novela nunca tenha chegado aqui. "Dark Shadows" também foi responsável em lançar a atriz Kate Jackson, que mais tarde faria sucesso em "As Panteras/Charlie´s Angels". Um remake foi produzido em 1991, em formato de série de TV, estrelado por Roy Thinnes, mas foi logo cancelado.
A história do vampiro Barnabas foi comprada pela produtora de Depp, a Infinitum-Nihil Production. De fato, ninguém melhor para levar a história para o cinema que Tim Burton, o mestre do gótico.

Editado do TV Series

Nenhum comentário:

Postar um comentário