terça-feira, 20 de julho de 2010

Anti-Monopoly

Anti-Monopoly é um jogo de tabuleiro criado pelo professor universitario Ralph Anspach, em resposta ao Monopoly da Hasbro.
Jogo bizarro que achei na Amazon. Ele foi criado em 1973 e se chamaria originalment "Bust the Trust" mas, acabou sendo batizado como Anti-Monopoly. A idéia é simples: os jogadores se dividem em monopolistas e competidores. Cada um desses grupos tem regras diferentes. O grupo “Competitors” cobra aluguéis a um custo razoável, constrói assim que consegue uma propriedade, sempre coloca 5 casas em suas propriedades e ocasionalmente entram em uma ‘Price War’ (guerra de preços). Já o grupo ‘Monopolists’ cobra alugueis exorbitantes de seus inquilinos pobres, só começa a construir quando tem um grupo inteiro na mão, restringe a oferta colocando apenas 4 casas em suas propriedades e ocasionalmente vão para a cadeia.
Logo depois do lançamento do Anti-Monopoly a Parker Bros entraram na justiça exigindo a destruição do novo jogo e um pedido de desculpas públicas. Durante 10 anos de briga na justiça o Anti-Monopoly teve sua venda proibida por 6 anos e 40.000 jogos foram enterrados em um lixão em Minnesota. Desde então duas cortes de apelação deram ganho de causa para o Anti-Monopoly e em 1982, após nove anos de disputa legal, Anspach venceu e teve o direito garantido de uso sobre o título do jogo. Ambas as empresas foram compradas pela Hasbro em 1991, que detem os direitos sobre os dois jogos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário