sexta-feira, 30 de julho de 2010

Colecionando Cartas e Porquê Nós Amamos M11.

Que tal tentar olhar as cartas de um modo diferente? Vamos usar M11 como base para a análise. As cartas podem ser classificadas em Ótimas, Utéis, Potenciais e Lixo (sendo que está ultima é a categoria mais subjetiva). Os limites entre essas categorias podem se sobrepor, numa intersecção em que os limites deixam de ser tão claros.

Potencial

Devo dizer que o potencial de uma carta é um dos aspectos mais importantes no momento da análise. O que eu estou querendo dizer pode ser melhor explicado com alguns exemplos.
Tomemos Baneslayer Angel (imagem) ou mesmo o Jace, the Mind Sculptor. Essas duas cartas não tem potencial. Nenhum, nada. Não estou dizendo que elas são inúteis, longe de mim. Eles são algumas das cartas mais poderosas já impressas, mas eles nunca vão ser mais poderosos do que eles são agora. Eles não tem versatilidade. Em quantos decks diferentes você consegue encaixar um Baneslayer? E o Jace vai sempre ser o Jace, nem mais, nem menos.
Recentemente o gênio criativo Conely Woods, um dos participantes do Pró Tour 2010 foi esperto o bastante para colocar algumas
Ponte Musgomosto lado a lado com o Emrakul, The Aeons Torn. Nesse caso, em específico, o Emrakul é a "carta poderosa". Apesar disso, Ponte Musgomosto é a carta com potencial. Emrakul pode facilmente ser substituído facilmente pelo Progenitus ou qualquer outra "sensação do momento". Pense nisso, não importa quais cartas a Wizards decida imprimir, cartas como a Ponte Musgomosto podem potencialmente colocá-las em jogo de graça. Paralelamente, em partidas super casuais de Magic, terrenos como este podem colocar Gleemax. Pare para pensar um momento. Esse terreno pode colocar em jogo qualquer carta já impressa ou ainda por imprimir, sem pagar nenhum custo. Agora olhe de novo para ela e para o nosso incrível Emrakul. Quem tem mais potencial?
E o Cetro Isócrono. Como você quer usa-lo? Quer ter um suprimento infinito de Counterspells ou Hélice de Raios? A escolha é sua.
Voltando a M11. Por que nós amamos essa série? A série é cheia de cartas com potencial.
Sun Titan (imagem) é uma das cartas com o maior potencial. É incrívelmente poderosa?Talvez(o custo de mana é um pouco alto), mas eu posso construir o tipo de deck que eu quiser com ela. Não se pode dizer o mesmo do maravilhoso Baneslayer. Quantos decks você pode fazer com esse anjo? A Wizards tem sido boazinha o suficiente para imprimir cartas para que os construtores de deck (pode parecer mentira, mas nem todo jogador é um) pensarem sobre seu potencial.
Por exemplo o Ajani's Pridemate. Com toda essa onda de ganho de vida, fico pensando se seus pontos de vida poderão ser futuramente usados como um recurso para feitiços e habilidades. De qualquer forma, faça o ato de colecionar cartas com potencial uma das suas prioridades em relação não só a Magic, mas a qualquer outro card.
Você acha que
Temporada de Multiplicação é popular por ser divertida ou por ter potencial para ser divertida? Existem milhares de possibilidades. Dê uma olhada em Nomad's Assembly. E existem várias outras.

As grandes Reimpressões

M11 trouxe muita esperança e confiança no futuro do jogo para alguns jogadores mais antigos. Nem toda a carta é um
Mass Polymorph. M11 tem a quantidade perfeita de cartas grandiosas como Dia do Julgamento e Aves do Paraíso. Nem preciso falar que o Baneslayer Angel é incrível. Você, sua namorada, seu cachorro, seu vizinho, a vovó, todo mundo ama essa carta. Como não amariam? E para completar, aqui vão o que costumamos chamar de "Os Dragões" da série: Os Titãs. Eles são o tipo de ciclo de cartas que fazem você encomendar uma caixa fechada de boosters... São incrivelmente divertidos!

Já vi pessoas reclamando das cartas reeditadas. No meu ponto de vista, nunca vi nada de errado em algumas cartas aparecerem de novo em algumas séries. Alguns jogadores começaram agora, e pode ser que pra você, seu set de "Dia do Julgamento" não signifique muito, você pode muito bem trocá-los por algo que ainda não tenha, mas pra essas pessoas, que se encantaram agora com esse mundo que você já conhece a anos, ter uma dessas cartas significaria muito. Reedições também são uma boa forma de agradar jogadores antigos, já que você pode juntar o seu
Garruk de Lorwyn com o que tirou no Booster de M10. M11 é mais uma oportunidade de completar o set.

Cartas Úteis


Quando eu falo de utilidade, estou falando sobre cartas como
Duress (imagem), Naturalize, Condemn,
Mana Leak e Raio. Podem não ser as cartas mais raras do jogo, mas são vitais durante a construção do deck. Mana Leak é provavelmente o exemplo mais fácil para ilustrar o que eu estou dizendo. Construindo um deck Azul? Bem, você precisa de anulações. Elas não definem o deck, mas são cruciais para o sucesso do mesmo.
Desde os Spoilers, M11 tem se mostrado uma série cheia de cartas úteis, mas cabe ao jogador saber o que ele precisa e o que ele pode usar para ganhar.

Daqui por diante, é com você. Bons Duelos!

Inspirado neste post do site MtgSalvation(em inglês).
Postado por Sarah Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário