A HASBRO é inventora de brinquedos que fazem parte da infância de gerações e gerações de crianças. Há dois anos no mercado brasileiro, a empresa está investir pesado no mercado nacional.
A HASBRO foi fundada em 1923 pelos irmãos e imigrantes poloneses Henry e Helal Hassenfeld em um pequeno escritório em Providence, Rhode Island. Originalmente chamada de Hassenfeld Brothers, a nova empresa inicialmente vendia restos de panos e tecidos, passando a vender pouco tempo depois caixas de lápis e materiais escolares como réguas, compassos, borrachas e blocos de notas.
O primeiro brinquedo lançado pela empresa a fazer enorme sucesso foi o Mr. Potato Head (Senhor Cabeça de Batata), criado por George Lerner, um inventor de brinquedos do Brooklyn, e introduzido no mercado em 1952, revolucionando a indústria e sendo o primeiro brinquedo a veicular comercial na televisão. Dois anos depois a empresa se tornou uma das maiores licenciadoras de brinquedos da Disney. Com o sucesso no mercado americano, a empresa fundou, em 1961, uma subsidiária no Canadá.
Outro lançamento de sucesso ocorreu no ano de 1964, quando a empresa introduziu os primeiros mini bonecos articulados chamados G.I. JOE (conhecidos no Brasil como Comandos em Ação). O sucesso foi imediato e os bonecos viraram ícones da cultura americana. Somente em 1968 a empresa passou a se chamar oficialmente HASBRO, junção das três primeiras letras do sobre nome dos fundadores (Hassenfeld) e Bro, as três primeiras letras da palavra Brothers, irmãos na língua inglesa.
O grande sucesso de seus brinquedos, principalmente G.I. JOE e Mr. Potato Head, fizeram a empresa crescer e se tornar extremamente popular, possibilitando o início da era de aquisições de outras pequenas fábricas que começou em 1969 com a compra da Romper Room. A empresa causou outra revolução na indústria ao lançar a linha de personagens do filme Star Wars em 1977. No ano seguinte a empresa Milton Bradley Company, adquirida pela HASBRO em 1984, introduziu o jogo SIMON (conhecido no Brasil como GENIUS). Em 1983 entrou no mercado dos bonecos de pelúcia graças à compra da Knickerbocker Toy e no de produtos e acessórios de puericultura com a aquisição da Glenco Infants Items. -
Ainda nesta década a empresa comprou a Playskool (fundada em 1928 na cidade de Milwaukee por dois professores para produzir brinquedos pré-escolares) e a Selchow and Righter, inventora do famoso jogo Scrabble, lançado em 1948 na loja de departamento Macy’s em Nova York e que vendeu mais de 100 milhões de unidades; além de introduzir no mercado, em 1983, o brinquedo My Little Pony e os carros que se transformavam em robôs chamados Trasnformers, no ano seguinte. Esta década foi de grande crescimento para a HASBRO. A década de 90 começou com a aquisição da empresa Tonka Corporation, incluindo as divisões Kenner Products e Parker Brothers, adicionando ao portifólio da empresa brinquedos como o caminhão infantil TONKA (introduzido em 1947), as massinhas de modelar Play-Doh (introduzidas em 1956), o forno infantil Easy-Bake Oven (introduzido em 1963); Nerf, e o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário, além de uma extensa linha de brinquedos licenciados dos personagens Batman e Star Wars.
Em 1995, a HASBRO ingressou no lucrativo segmento de jogos eletrônicos com a fundação da divisão HASBRO INTERACTIVE. Atualmente essa divisão desenvolve jogos de vídeo com base nas suas próprias marcas através de terceiros e estratégias de licenciamento. Ainda em 1995 a empresa adquiriu a Larami company, produtora do Super Soakers, brinquedo aquático mais vendido do mundo.
A HASBRO encerrou a década com o lançamento de alguns grandes sucessos como o FURBY, um cachorrinho animado com personalidade única, que vendeu mais de 40 milhões de unidades em apenas três anos; e a linha de brinquedos com os personagens Pokemon, que se transformaram em um verdadeiro fenômeno entra as crianças. O novo milênio tem início com a assinatura de contrato entre a empresa e a Walt Disney Company, onde a HASBRO passou a ser licenciadora oficial de brinquedos com os personagens Disney e Marvel.
Resumido do Blog Mundo das Marcas
Nenhum comentário:
Postar um comentário