segunda-feira, 14 de junho de 2010

Versailles No Bara - Rosa de Versalhes

Quem acompanha o nosso blog sabe que nós nos preocupamos principalmente em transmitir cultura aos nossos leitores, através da indicação de livros filmes, sites, blogs etc.
Nossa sugestão de leitura da semana vai para um mangá.
Muitas pessoas criticam os mangás, achando que eles são puramente comerciais e vazios de conteúdo. Pois bem, lhes apresento Rosa de Versalhes (Versailles no Bara, no original).
O cenário é a França, antes e durante a Revolução Francesa. Existem três focos de narrativa: Maria Antonieta, a jovem rainha da frança e seu caso de amor com o conde sueco Axel von Fersen e a vida da personagem Oscar François de Jarjayes. O pai de Oscar, General Jarjayes, desesperado por não conseguir um filho (ele teve seis filhas), e decide criar a filha mais nova como um homem. Ele a treinou bem nas artes da esgrima, equitação, e combate medieval. Oscar muitas vezes praticava suas habilidades com seu melhor amigo, companheiro e (tecnicamente) servo, André Grandier, o qual ela quase sempre derrotava. André era o neto de sua babá e, portanto, passaram a maior parte da vida juntos; perto do fim da história, esta amizade se torna amor.
Oscar é a comandante da Guarda Real e responsável pela segurança de Marie Antoinette, assim como o resto da família real. A história gira em torno do crescente interesse de Oscar em como a França é governada e pelo sofrimento dos pobres. O caso de amor de Maria Antonieta também tem destaque já que o assunto era motivo de boatos por toda a França, pondo em risco a reputação da rainha e levando Oscar ao pedido do conde a deixar o país, para lutar ao seu lado na guerra pela independência da América.
O traço clássico de Shingo Araki (sim, o mesmo de Cavaleiros do Zodíaco), em conjunto com a rica pesquisa histórica da autora Ikeda Ryoko, tornam esse mangá Shoujo algo mais que "coisa de menina". O roteiro é rico, a história é envolvente e o tema central, a Revolução Francesa, chamam a atenção do leitor e o envolvem na atmosfera de aventura e emoção que corre em torno dessas duas mulheres, que lutaram, cada uma de sua forma, por seu país e por seus amores.






Postado por Sarah Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário