terça-feira, 22 de junho de 2010

Em busca do tempo perdido

"A felicidade e benéfica para o corpo, mas é o sofrimento que desenvolve as aptidões da mente"
Marcel Proust
Atualmente é cada vez mais comum a adaptação de obras de quadrinho para às telas dos cinemas ou séries de TV. Antes, eram comuns as adaptações de filmes e obras literárias para o formado dos quadrinhos. Algumas obras, no entanto, tiveram um caminho tortuoso nessa transposição.
Os críticos franceses armaram-se de todas as pedras ao alcance da mão quando foi anunciado que o publicitário Stéphane Heuet lançaria uma versão em quadrinhos de
Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (1871-1922). Era mexer em um vespeiro, pois se trata de uma das mais extraordinárias obras literárias de todos os tempos. Proust retratou a sociedade francesa com precisas observações da realidade, revelando o mais íntimo do mundo psicológico.
Como traduzir tamanho trabalho para o mundo dos quadrinhos?, questionavam os críticos, que só se acalmaram quando Heuet lançou
No Caminho de
Swann: Combray, o primeiro volume que foi lançado em 2003 no Brasil pela Jorge Zahar Editor. Esse volume é uma excelente porta de entrada para a Obra do autor.
Combray, a casa dos parentes, a deliciosa madeleine, a igreja de Santo Hilário, o perfume das pilriteiras, o sadismo, a hesitante vocação literária... Esse é o cenário inicial das aventuras e desventuras do Narrador de Em Busca do Tempo Perdido. Compilado de forma fiel ao texto original de Marcel Proust, permite ao leitor um contato direto com a sua obra. No fim do volume, informações, curiosidades e notas fornecem referências para a leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário