quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eurogames Manaus

Hoje devíamos ter postado bem mais novidades, mas o dia foi corrido na loja, então, vamos a principal de-las. A Zona Negativa fechou uma parceria com a Saraiva Megastore do Manauara Shopping para realizar um dia de jogos de estratégia. E a principal atração serão os Eurogames.
Para quem é novo no blog ou ainda não visitou nossa loja, esse é o nome dado aos jogos de tabuleiro criados por designer alemães a partir da década de 80 e que espalharam-se pelo mundo a partir da década de 90. O termo Eurogame e mais comum no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos o termo mais usado para eles é German-Style Bord Game.
E o que difere os jogos alemães dos demais?
1º) Geralmente tem regras simples. Klaus Teuber, criador do Colonos de Catan, chegou a dizer em uma entrevista que um jogo que não pode ser explicado em 5 min não merece ser jogado.
2º) Tempo de jogo curto ou médio (entre 30 e 60 minutos).
3º) Alto nível de interação entre os jogadores. Na Europa e Estados Unidos os Eurogames atraem cada vez mais jogadores pelo simples prazer que proporcionam de reunir um grupo de amigos para jogar.
4º) Elementos gráficos atrativos.
5º) Dão ênfase à estratégia e tem baixa dependência de sorte
6º) Pouco conflito direto entre os jogadores e utilizam pouco os temas militares. Alemães evitam temáticas militares em seus jogos. Para substitui-la muitas referências históricas. Muitos dos jogadores produzem disputas entre personagens ou classes sociais.
7º) Normalmente mantém todos os jogadores na mesa até o final de cada partida. Mais chato que passar quatro horas jogando é ser eliminado logo no inicio do jogo e passar quatro horas vendo os outros jogarem.
Os jogos de tabuleiro voltaram com tudo e são uma tendência de lazer das mais agradáveis e educativas.
O evento acontecera no dia 4 de julho, domingo, das 14h00 as 19h00 no Espaço Cultural Thiago de Mello. Saraiva MegaStore no Manauara Shopping.
Entrada franca
Acompanhe o blog para saber mais e sexta feira dia 25 de junho publicaremos a lista completa dos jogos que estarão disponíveis para demonstração na Saraiva.
Para saber mais: Strategos e Game Analyticz
Informações sobre o evento: Blog da Zona Negativa e Site de eventos da Saraiva.
No Twitter: @znloja e @evento saraiva

Atualizado dia 28 de junho
Ainda não fechamos a lista completa dos jogos pois estamos esperando algumas novidades na loja esta semana. Já posso adiantar que teremos Descobridores de Catan de Klaus Teuber; Carcassonne e Mesopotâmia de Klaus-Jürgen Wredes.
A lista definitiva será postada aqui no blog na sexta-feira dia 2 de julho.
Lista de Jogos do evento
Jogos de Tabuleiro:
Carcassonne
Mesopotamia
The Settlers of Catan
Risk (Edição Revisada)
Lobisomens

CardGames:
Magic
Yu-Gi-Oh!
Pokémon
World of Warcraft


Jogo de Miniatura:
Heroclix


Um comentário: