sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clube dos Quadrinheiros de Manaus

Conheça a história de um dos mais importantes grupos de quadrinistas de Manaus.
O grupo Orquídea Negra, com o farmacêutico Marcos Antonio dos Santos, a jornalista Nívea Maria e a professora da Universidade Federal do Amazonas, Conceição Derzi, realizou o I Encontro de Quadrinheiros de Manaus, nas dependências do Serviço Social do Comércio (SESC) em 14, 15 e 16 de outubro do ano de 1992. Deste encontro, nasceu a idéia de se fazer um fanzine com histórias em quadrinhos autorais de artistas locais (chamado de “Franca Zona”) e também a idéia de se juntar um grupo com o intuito de se difundir as histórias em quadrinhos. Este grupo seria o Clube dos Quadrinheiros de Manaus.
Com reuniões semanais realizadas no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, o Clube dos Quadrinheiros passa a manufaturar vários outros fanzines, além do Franca Zona. Dentre muitos estão: “Os Arcanos”, “Gothic”, “Hyper Comix” (que posteriormente se tornaria uma revista homônima distribuída nacionalmente), “Phodas-C”, “Gráfio”, “Vulgar” etc.
Realizam-se também outros Encontros de Quadrinheiros, além do primeiro que deu origem ao grupo. Estes eventos, passam a ter em suas programações mostras de vídeos, exposições de quadrinhos autorais locais, exposições de coleções de quadrinhos nacionais e importados, palestras, mesas redondas, oficinas, atrações musicais e de grupos de capoeiras. Já alcançando uma certa tradição no cenário cultural local, os Encontros de Quadrinheiros, também contavam com convidados de renome dos quadrinhos nacional, como por exemplo: Laerte, Adão Iturrusgarai, Otacílio Assunção Barros (o Ota da revista Mad), Jean Danton, Flávio Calazans e Edgard Guimarães.

O grupo passa a realizar semanalmente mostras de vídeos no Centro de Artes da Universidade do Amazonas. Sempre apresentando gratuitamente desenhos animados ou filmes diversos com ligações às histórias em quadrinhos.
No ano de 1996, realizam um trabalho profissional que estampa semanalmente um página inteira do extinto Jornal do Norte.
Logo em seguida, o grupo passa a realizar o “Arte na Praça” na Praça Antônio Bittencourt, popularmente conhecida como “Praça do Congresso”, que expõe quadrinhos autorais locais, fanzines, artes plásticas, música ao vivo, recitação de poesias etc.
A Coordenação Municipal de DST/SIDA da Secretaria de Saúde, veicula o lançamento do fanzine “Franca Zona- Especial” em setembro de 2002. Fanzine este, que conta com a temática voltada para a prevenção das DSTs, tem tiragem de mais de mil exemplares e distribuição gratuita.
Em 2005 a Editora Valer lança pela Editora da UFAM o livro “Clube dos Quadrinheiros – As Melhores Histórias”. 1° comic book do Estado que representa o Amazonas na Bienal do Livro deste mesmo ano. O livro é uma coletânea de histórias em quadrinhos de vários estilos com 17 autores do Clube dentre desenhistas e roteiristas.
Para saber mais sobre os trabalhos do grupo acesso o blog: Clube dos Quadrinheiros Manaus

Um comentário:

  1. Participei em 1994 e 1995 de encontros organizados pelos Quadrinheiros, foi lá que tive o meu primeiro contato com RPG, o resultado foi a formção do saudoso grupo de que se reuniu durante alguns anos no Teatro Chaminé e que organizou, nos anos seguintes, as primeiras edições do encontro de RPG de Manaus... Meus cumprimentos aos Quadrinheiros, nos vemos no Manaus Comic Con....

    ResponderExcluir