domingo, 19 de junho de 2011

Mostra de Curtas-Metragens Amadores do Batman

Cortesia do nosso palestrante Alexandre Callari, conheça um pouco do universo dos fan films.
Texto de Alexandre Callari
Com as facilidades que a tecnologia nos permite nos dias de hoje, a quantidade de filmes amadores cresceu vertiginosamente. Não existem estatísticas que demonstre o quanto, já que nunca houve uma precisão acerca do assunto, contudo basta um breve passeio pelo site youtube para perceber que existe um número enorme de filmes caseiros que versam sobre os mais variados tipos de assuntos à disposição dos internautas. Desses, os campeões em quantidade são sem sombra de dúvida os baseados na série Star Wars e no personagem foco deste projeto, o Batman. Muitos desses filmes são de péssimo gosto e qualidade, claramente feitos sem quaisquer preocupações estéticas, sem respeito à narrativa, com figurino e direção medíocres. Porém alguns dos trabalhos que lá estão são bem sérios e, de uma forma geral, se enquadram em um dos itens listados abaixo:
• Filmes cujo objetivo é chamar a atenção de grandes estúdios norte-americanos para seus realizadores. Normalmente os autores desses filmes já têm alguma experiência na área e produzem seus trabalhos com um orçamento razoável;
• Proprietários de produtoras de vídeo que filmam por conta própria, com o objetivo último de divulgarem sua empresa e atraírem assim, por meio da qualidade de seus produtos, clientes em potencial;
• Fãs que, munidos de uma filmadora (muitas vezes uma handy cam) e muita criatividade, filmam seus próprios roteiros com o propósito de fazer parte (mesmo que de forma informal) do universo do homem-morcego.
Este projeto selecionou seis curtas-metragens para serem exibidos que se passam dentro do universo do homem-morcego e que estão todos disponíveis na Internet em sites gratuitos. Uma vez que o personagem Batman e seus derivados são propriedades da DC Comics, uma empresa que pertence ao grupo Warner Bros., esses filmes não podem ser comercializados, do contrário estariam infringindo as leis de direitos autorais. Contudo, os criadores dos filmes deram sua total anuência para a exibição do material sem fins lucrativos, coadunando com o que o regulamento do site youtube prevê nos seus termos de uso. Os filmes encontram-se listados abaixo, juntamente com o tempo de duração e o nome de seus criadores:
Dead End de Sandy Corolla 8:05
World’s Finest de Sandy Corolla 3:40
Grayson de John Fiorella 5:29
Dark Justice de Aaron Schoenke 9:06
Joker de Chris R. Notarile 5:27
Mr. J. de Chris R. Notarile 14:19


Para saber mais:  Entrevista Sandy Corolla no site Omelete

Nenhum comentário:

Postar um comentário