Estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas promovem oficinas de histórias em quadrinhos em escola da rede pública
Na semana que antecedeu o recesso escolar da rede pública estadual de educação, estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveram a exposição de encerramento do projeto ‘Clube da Mafalda’, por meio do qual são promovidas oficinas de leitura e produção de Histórias em Quadrinho (HQs) em escolas de Ensino Fundamental da rede pública do Amazonas.
Realizado pelo ‘Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PetCom)’ da Ufam, a ação faz parte de um projeto de extensão implantado nas escolas da rede pública de ensino, cujo objetivo é despertar e incentivar o senso crítico das crianças, pondo em discussão temas atuais por meio das famosas ‘tirinhas’ da personagem ‘Mafalda’.
No evento desta semana, além de receber os certificados de participação no projeto, os alunos da escola estadual de Tempo Integral Machado de Assis, localizada no bairro de Educandos, lançaram um mini-gibi com histórias produzidas por eles próprios.
Neste ano, o projeto que já está na sua segunda edição, tem como tema “Clube da Mafalda – As Histórias em Quadrinhos como Ferramenta de Comunicação Escolar” e foi realizado com uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Machado de Assis.
A gestora da escola, professora Dorotéia Tourinho, salienta a importância da participação em projetos como este, realizado em parceria com a Ufam. “Nossa escola procura, sempre que possível, participar de projetos que aliam o lúdico à educação. Pelos resultados obtidos, observamos que esta é uma forma eficaz e divertida de ensinar”, apontou.
Segundo a professora da escola estadual Machado de Assis, Marineide Pinheiro, as histórias em quadrinhos são recursos didáticos que podem ajudar os alunos a entenderem temas complexos. “As HQs oferecem uma gama variada de possibilidades, podendo ser utilizadas pelos professores, principalmente no entendimento de temas complexos e comuns à realidade do estudante, como por exemplo, o bullying, que ao ser tratado em quadrinhos, se torna mais compreensível para os estudantes.”
Para a professora de Ensino Fundamental da escola Machado de Assis, Cristina Barreto, o maior benefício do “Clube da Mafalda” foi o incentivo à leitura e a conseqüente melhoria da escrita. “Ao participar das oficinas, os alunos foram estimulados a ler e a produzir suas histórias em quadrinhos, fato que contribuiu para a o desenvolvimento da leitura e da escrita de muitos deles”, declarou.
Alunos lançam Mini-Gibi
Os trabalhos do projeto foram realizados nas quartas-feiras dos meses de maio e junho, em forma de oficinas, nas quais foram abordados temas como: ‘Televisão e Jornalismo’, ‘Bullying’, ‘Desigualdades Sociais’, ‘Meio Ambiente’ entre outros.
No final de cada oficina realizada, os alunos produziam histórias em quadrinhos de acordo com a temática abordada naquele dia. As melhores ‘tirinhas’ foram anexadas em um Mini-Gibi, lançado no encerramento das atividades do projeto. Além de receber os gibis, todas as crianças, receberam certificados de participação.
O projeto é coordenado pela professora do curso de Comunicação Social da Ufam, Msc. Ivânia Vieira, e realizado sob tutoria da professora Dra. Luiza Elayne Azevedo, contando com a participação ativa de dez estudantes universitários.
Fonte Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário