domingo, 20 de março de 2011

Vampiro A Máscara, Edição de 20º Aniversário

A White Wolf Publishing está desenvolvendo, com a colaboração dos fãs, uma edição comemorativa dos 20 anos de Vampiro: a Máscara.


A publicação que terá mais de 400 páginas e, a princípio, só estará disponível na convenção Grand Masquerade que deverá ocorrer em Nova Orleans, em setembro de 2011.
Shane DeFreest, o desenvolvedor da comunidade World of Darkness (Mundo das Trevas) da CCP/White Wolf, deu a notícia: “O original está de volta!”:
"Mais que qualquer outra coisa, Vampire: the Masquerade (Vampiro: a Máscara) definiu minha vida adulta, como fã e como um profissional do ramo de jogos e entretenimento. Como acontece com muitas outras pessoas, é algo com o qual tenho um enorme envolvimento emocional. Vampire: the Masquerade ofereceu tanto a tantas pessoas e foi uma parte tão substancial das vidas dessas pessoas que, quando surgiu a oportunidade de decidirmos fazer algo especial para comemorar os 20 anos do jogo, nós o fizemos sem pensar. Era algo que precisávamos fazer. Muitas pessoas, nos últimos dois anos, estão saindo do Torpor e voltando a [VtM] porque, assim como nós, estão com saudade. A Edição Comemorativa é um trabalho de amor intenso por parte de todos os envolvidos, porque acreditamos, do fundo do coração, que a melhor maneira de agradecer todos os nossos fãs é fazer o
melhor possível e devolver-lhes o que eles realmente adoram.
(…)
Este livro é um presente nosso para vocês!
Bem-vindos mais uma vez ao seu jogo narrativo punk-gótico de horror pessoal!"
Não demorou muito para Eddy Webb (@eddyfate) e Justin Achilli (@jachilli) confirmar a notícia pelo Twitter e revelar que ambos, além de Shane DeFreest (@shanedefreest) e o diretor de arte Richard Thomas (@rich_Thomas_ww), estão envolvidos no projeto.
Na sexta-feira, já estava online o website www.vampirethemasquerade.com, trazendo todas as informações sobre a nova publicação e uma estrutura de “desenvolvimento aberto” que permitirá aos fãs — ou pelo menos aos fãs que dominam a língua inglesa — não só acompanhar como participar do projeto. A Edição Comemorativa dos 20 anos de VtM já tem um hashtag próprio no Twitter: #v20. E, para simplificar, vamos chamá-la de V20 de agora em diante.


A V20 terá:
• Mais de 400 páginas;
• Todos os 13 clãs originais, suas variações, linhagens e Disciplinas características;
• Regras para criação e evolução de personagens, de Neófitos a Matusaléns (a base é o sistema da edição revisada de VtM);
• Todas as Disciplinas, do primeiro ao nono nível;
• Cenário atualizado para as noites de hoje;
• Ilustrações novas, originais e em cores de Tim Bradstreet e outros artistas clássicos de VtM;
• Processo de desenvolvimento e fase de testes “abertos para a comunidade”.


A V20, impressa em toda a sua glória, estará disponível para quem comparecer à convenção Grand Masquerade de comemoração aos 20 anos de VtM, nos dias 15 a 18 de setembro de 2011, em Nova Orleans, Louisiana, Estados Unidos. As reservas de ingressos e acomodações para o evento aparentemente já estão em andamento, e a White Wolf espera organizar em breve um sistema de pré-venda da V20 para os participantes da convenção.
Justin Achilli também explicou alguns conceitos que irão nortear o desenvolvimento da V20:
• A volta de um clássico: “Você se lembra da primeira vez que viu Vampiro e mergulhou nesse mundo? No meu caso, eu não conseguia parar de pensar no jogo. Desenvolvi o hábito de olhar por cima do ombro, de me assustar com as sombras, de imaginar as conspirações vampíricas secretas que, escondidas em seus refúgios sombrios, tinham a todos nós sob seu poder”.
• Demonstração de gratidão à lealdade dos fãs: “Com este livro, queremos mostrar que jogar Vampiro é um passatempo muito foda; é para vocês lembrarem que, tudo bem se faz uma hora ou uma década que vocês jogaram pela última vez, mas nós adoramos o jogo tanto quanto vocês (tomara)”.
• O espírito de uma época: “Vampiro estourou no mundo dos jogos em 1991 e foi uma manifestação clara das subculturas punk e gótica, que, por sua vez, tiveram origem no final da década de 1970 e meados dos anos 1990. Queremos revisitar esses arquétipos clássicos e insuflá-los com vida nova”.
• Um mundo de trevas: “Vampiro evoca, ao mesmo tempo, a alienação urbana e uma sensação neomística de coletividade. É a alta sociedade e a vida nas ruas. (…) Gárgulas e arquitetura gótica. Arranha-céus altíssimos e cortiços dilapidados”.
Mas, decididamente, V20 não é:
• Uma continuação do metaenredo: “Não é o pós-Gehenna, nem o meio da Gehenna. São as incontáveis noites frenéticas antes da Gehenna, quando o fim do mundo estava próximo. Não vamos atualizar nenhuma das histórias do metaenredo”.
• Um vislumbre do que virá a ser o MMO: “Não é uma estratégia de marketing para vender o MMO do Mundo das Trevas”.
• Uma transição do sistema Storyteller para o sistema Storytelling: “O sistema Storytelling do novo Mundo das Trevas refinou o sistema Storyteller original, mas reduziu o poder de suas criaturas sobrenaturais, achatou a curva de distribuição dos efeitos e acrescentou uma certa densidade ao sistema de regras. Não tem nada a ver com o Mundo das Trevas original, que tinha um sistema muito mais aberto e exuberante”.
E como os fãs podem colaborar com o desenvolvimento da V20?
• Ficar de olho nos blogs do website vampiretherequiem e nos fóruns da comunidade World of Darkness, onde a publicação online dos documentos que contêm o texto básico da V20 será anunciada e discutida;
• Testar as regras e opções de cenário e personagens publicadas nas suas sessões de jogo;
• Relatar aos desenvolvedores como foi a experiência, os problemas encontrados com as regras, sugestões para ajustar ou alterar alguma coisa ali, outra ali. Como fazer isso? Pelo Twitter, usando a hashtag #v20; nos fóruns; pelo email vampire20@white-wolf.com.
Obviamente, os desenvolvedores esperam receber relatos e sugestões EM INGLÊS. Se você quer participar, mas não domina o idioma do Tio Sam, procure os blogs e fóruns brasileiros que se dedicam ao Mundo das Trevas. Seria muito legal se os fãs brasileiros colaborassem entre si para enviar suas contribuições.
Informações e textos da edição comemorativa podem ser lidos através do blog do projeto.


Postado originalmente no blog Contatos Imediatos.

3 comentários:

  1. Que venha ela!

    Já agora, a ilustração que você escolheu para o artigo sempre foi a que achei mais memorável das edições pré-Revised. Engraçado que você a tenha escolhido. :)

    ResponderExcluir
  2. Também acho uma das melhores ilustrações.
    Vampiro, a Máscara teve, entre outras grandes contribuições para a arte, ter divulgado o trabalho de Tim Bradstreet.

    ResponderExcluir